sábado, 12 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Argentina vence Nigéria por 1 x 0 e todo mundo sai feliz

No segundo jogo do grupo B da Copa do Mundo, a Argentina venceu a Nigéria por 1 x 0 no Ellis Park, em Johanesburgo, e ninguém parece ter saído triste do estádio, vá saber lá por quê.

Mas podemos imaginar. A Argentina venceu, motivo de alívio. O ataque comandado e municiado por Messi cria muito, mas não aproveita as chances que cria e não cria sempre, porque a falta de padrão tático não permite ao time manter o mesmo ritmo. Assim, muitas vezes o time adversário tem a posse de bola, o que é um perigo para uma equipe frágil defensivamente.

O início fulminante argentino acabou decidindo o jogo. Ambas as seleções entram bem abertas e disso a Argentina aproveitou-se para criar uma chance atrás da outra, até marcar com o zagueiro Heinze, que, sozinho, acertou uma bela e indefensável cabeçada após cobrança de escanteio. Um lance um tanto irregular, já que um zagueiro nigeriano que tentava chegar em Heinze (mesmo que atrasado) foi escandalosamente seguro por um argentino. Enfim, bola na rede e a Nigéria meio que entendeu que devia cair na real e a partir daí deu uma segurada.

Nos períodos em que conseguia manter um certo ritmo, a Argentina criava e desperdiçava oportunidades, principalmente com Iguain (perdeu três chances daquelas que meu pai sempre diz que não se perde) e Messi (algumas graças a espetaculares defesas do goleiro, outras por má finalização mesmo).

Depois do susto inicial com o ritmo argentino, a Nigéria fez a duvidosa opção de não se expor muito, preferindo se contentar com a derrota mínima a arriscar-se perder por um placar que comprometesse seu saldo de gols em um possível desempate na disputa pela segunda vaga do grupo. Forçasse um pouquinho mais e poderia ter empatado. Chances teve, mas finalizou sempre mal. E se não levou mais, agradeça ao goleiro Vincent Enyeama, que teve uma grande atuação e realizou ao menos uma defesa realmente espetacular, colocando a escanteio de mão trocada, com a ponta dos dedos, um chute de Messi que tinha endereço certo: o ângulo superior direito da meta. Agora a Nigéria vai torcer para que a Argentina cumpra seu papel e derrote Coreia do Sul e Grécia, de preferência por mais de um gol de diferença, mas sem esquecer que precisará fazer resultados nos seus próximos jogos.


Jogo 3 - Grupo B - 12 de junho

Johanesburgo - Estádio Ellis Park

Escalações

 Argentina
Nigéria 
Reserva(s)
Técnicos
Diego MARADONA (ARG)
(SWE) Lars LAGERBACK
Oficiais
  • Árbitro: Wolfgang STARK (GER)
  • Assistente 1: Jan-Hendrik SALVER (GER)
  • Assistente 2: Mike PICKEL (GER)
  • Quarto árbitro: Khalil AL GHAMDI (KSA)
  • FOF: Hassan KAMRANIFAR (IRN)

Nenhum comentário: