domingo, 13 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Alemanha passeia na defesa em linha da Austrália e goleia

A Alemanha não me decepcionou. Quer dizer, apenas em parte. Nos três bolões em que me cadastrei cravei 3 x 0, com direito ao terceiro gol do reserva brasileiro Cacau. Foi por pouco, hein? Ao menos ganhei bons pontinhos. E não era difícil imaginar, se não a goleada, a postura ofensiva e objetiva do time alemão.

A Alemanha é uma das poucas seleções que mantém suas características históricas mesmo em tempos de extrema globalização. Jogo prático, eficiente na defesa e objetivo nas ações ofensivas. Os alemães gostam de concluir suas posses de bola com finalizações. Quem acompanha o campeonato alemão sabe como os times são objetivos. Isso não quer dizer que vá jogar bem, mas a postura costuma ser a mesma.

Já a Austrália abandonou o forte esquema defensivo da última Copa para sair para o jogo. Não deu muito certo, mas a ideia não me pareceu ruim, porque, segundo declarações de seus jogadores, a Austrália já dava como perdida a partida da estreia (só não contava com um placar tão elástico). Então o time podia desenvolver um padrão de jogo que, se não desse para a encarar a Alemanha, poderia servir para surpreender Gana e Sérvia – e até pode.

Lógico que se o indefectível “se” entrasse em campo... A Austrália perdeu uma chance bem no comecinho do jogo. Talvez tivesse outra sorte “se” aquela bola entrasse. Não acredito nisso, mas, de todo modo, a bola não entrou.

O que matou a Austrália, mesmo, não foi sair para o jogo. Foi a horrorosa marcação em linha de sua defesa. Desde o início a Alemanha deitou e rolou em cima disso, principalmente com os que para mim foram os melhores jogadores em campo, os meias Muller e Ozil, este um canhotinha habilidoso que brincou de jogar a bola nas costas dos defensores adversários.

Para piorar, no segundo tempo, com o canguru já indo para o deserto australiano com sininho e tudo, a Austrália ainda foi prejudicada pela expulsão do veterano (como quase todo o time) Tim Cahill. Cahill foi vítima do péssimo juiz mexicano Marco Rodriguez. Não que o jogador seja exatamente um santo. Tanto que, dois, três minutos antes da expulsão, comentei que ele estava bem comportado hoje. Talvez tenha pago pelo currículo... Quanto ao soprador de apito, exagerou e usou critérios diferentes na aplicação dos cartões e deixou de marcar um pênalti a favor dos australianos lá pelas tantas do segundo tempo (mão na bola).

Além de Muller e Ozil, vale o registro da consistência do habilidoso capitão Lahm, agora na lateral direita, e a presença de área dos atacantes Klose e Podolski, tão contestados ultimamente, principalmente em seus clubes, mas que costumam ser bem eficientes com o uniforme da seleção. Digamos que o uniforme da seleção lhes cai bem.

Na Austrália, ressalto apenas a postura ofensiva do time. Espero que continue assim para que tenha uma melhor sorte nas próximas partidas. Apesar de que tudo de ruim que porventura aconteça à equipe pode ser castigo pelo uniforme de péssimo gosto que veste nesta Copa do Mundo. Cadê o verde e o amarelo da Austrália?

Aí embaixo, o link para a página do site da Fifa sobre o jogo. Destaque para a aba "MatchCast", bem legal.

Jogo 7: Alemanha 4 x 0 Austrália

Nenhum comentário: