quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Grécia surpreende Nigéria e consegue vitória histórica

O que até os 33 minutos do primeiro tempo parecia inimaginável aconteceu: a Grécia marcou seu primeiro gol em uma Copa do Mundo. E o que até os 33 minutos do primeiro tempo parecia mais inimaginável ainda aconteceu com o apito final do juiz: a Grécia obteve sua primeira vitória numa partida de Copa do Mundo. Mas o que então aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo? Com vantagem no placar e a partida sob controle, o meio-campo nigeriano Kaita achou de tentar acertar um chute em um grego com a bola já fora de jogo após sair pela lateral. O juiz colombiano Oscar Ruiz achou de mais e aplicou o cartão vermelho direto. O resto agora é História.

Até esse momento, a Nigéria vencia com um gol de falta de Uche, aos 16’, com a bola passando por um mar de gente antes de vencer o goleiro Tzorvas. A partir daí, a Nigéria cadenciava o jogo, sem ser ameaçada pela Grécia, que fazia seu joguinho habitual, aquele do tipo “o-que-eu-estou-fazendo-aqui-se-eu-preferia-estar-numa-biblioteca-lendo-tratados-filosófico?”. Sem qualquer criatividade, jogava bolas na área sem resultado algum.

Surpreendida com a expulsão de Kaita, os gregos, agora com um a mais em campo, viram-se diante de um dilema que poderia cair bem nos tempos socráticos: “ E agora, o que fazer com a bola?” Ainda no susto, logo após a expulsão, conseguiu uma rara jogada no chão que só não terminou em gol porque o goleiro nigeriano Enyeama fez a primeira de uma série de grandes defesas. Talvez isso tenha dado uma ideia aos pensadores-atletas gregos, pois no fim da etapa uma nova tabela deixou Salpingidis em boa condição de finalizar de fora da área. Ele bateu forte, a bola desviou na zaga e caiu na rede, o primeiro gol da Grécia em uma Copa do Mundo. Até chegar a essa conclusão de que o chão pode ser um caminhoo, a Grécia já havia levantado 14 bolas sobre a área nigeriana.

Para a alegria de quem estava assistindo, o segundo tempo da partida foi muito legal. Logo na saída de bola, o nigeriano Haruna tentou encobrir o goleiro grego lá do meio campo mesmo. Assustou. A Grécia saía para o jogo e a Nigéria encontrava espaços para dar suas estocadas. Assim, aos 12, Uche quase ampliou ao cruzar de pé trocado da esquerda e a bola descair com perigo, só não entrando porque Tzorvas estava muito atento. Com três atacantes, dois abertos, a Grécia passou a pressionar mais, fazendo um bombardeio aéreo de fazer inveja às famigeradas blitzkriegs alemães. Foram quase 40 no total.

Aos 19’, o estádio quase veio a baixo. Numa rara jogada no chão, pela direita, em um momento em que a Nigéria estava com nove, pois Taiwo se contundiu e Odemwingie (que depois também teria que sair, que dia!) aguardava a bola parar para entrar, Karagounis ficou na cara do gol e Enyeama fez outra grande defesa. No contra-ataque rápido, a Nigéria teve a grande chance da partida para ficar novamente á frente do placar: Obasi deixou Yakubu na cara a cara com Tzorvas, que fez ótima defesa. Mas a bola sobrou para Obasi que, com o gol vazio, deu uma canelada para fora. Foi a última grande oportunidade nigeriana.

Aos 23’, o caneleiro centroavante Samaras acertou ótima cabeçada para uma espetacular (não é exagero, foi espetacular mesmo) defesa de Enyeama. A pressão grega intensificou-se tanto que nem o goleirão aguentou: aos 26’, Tziolis, livre de marcação, bateu forte de fora da área rente à grama. Traído pela curva da Jabulani (incrível a imagem de uma câmera de frente para a meta), Enyeama deu rebote e Torosidis chegou mais rápido para dar a histórica vitória ao seu país. A Nigéria ainda lutaria pelo empate, mas na verdade a Grécia é que esteve mais perto de ampliar, só não fazendo mais porque Enyeama não se abateu e ainda faria mais duas difíceis defesas até o apito final.

Como se vê, apesar da discutível qualidade técnica, acabou sendo um jogo muito movimentado e bom de assistir, além de histórico.

Na Grécia, o barbudo e voluntarioso Salpingidis, melhor atacante do time e provavelmente o melhor jogador, acabou recompensado com o gol que entra para os anais gregos. Depois de um início nervoso, Tzorvas fez importantes intervenções. No mais, muito esforço... e só. O time é bem fraquinho. O jovem meio-campista, Ninis, que entrou no fim, parecia ter uma habilidade diferenciada em relação a seus colegas..

Na Nigéria, destaque absoluto para o goleiro Enyeama, melhor jogador em campo, com a flha e tudo no segundo gol adversário. Assim como no jogo contra a Argentina, só não fechou o gol literalmente, mas ficou perto disso. Uma defesa em cada tempo, ao menos, foram realmente espetaculares. Uche bate bem na bola, marcou o gol e fez o que pôde enquanto teve pernas. E Kaita, efetivamente, afundou o time com sua atitude infantil, sendo responsável direto pela derrota que complicou muito a sua equipe na competição.

Com a vitória argentina sobre a Coreia do Sul, a Nigéria buscava uma vitória que lhe daria a vantagem do empate contra os sul-coreanos para passar de fase. Agora, precisam vencer e torcer por nova vitória dos comandados de Maradona, agora sobre a Grécia. A Grécia com uma muito improvável vitória se classifica, mas pode passar até mesmo com um empate – pena que este seja u, resultado também improvável.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 19: Grécia 2 x 1 Nigéria.

Nenhum comentário: