segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Gol contra abre caminho para vitória holandesa sobre a Dinamarca

Uma das favoritas do Mundial, a Holanda estreou vencendo bem a Dinamarca por 2 x 0, num lindo e ensolarado início de tarde de Soccer City cheio e colorido em laranja (principalmente) e vermelho.

Mas não foi um jogo simples. A Dinamarca mostrou força nas eliminatórias europeias, superando Portugal e Suécia para vencer seu grupo e garantir vaga direta para a África do Sul. E entrou bem armada numa falsa retranca, esperando a Holanda, mas sempre preparada para aproveitar os espaços e chegar à área adversária.

Tanto assim que, apesar da maior posse de bola holandesa, era a Dinamarca que levava mais perigo. Sem seu maior astro, o habilidoso atacante canhoto Robben, a Holanda tocava muito, mas embolava pelo meio e, mesmo chutando mais, não incomodava muito o bom goleiro Sorensen. Já a Dinamarca teve três boas chances de gol, incluindo uma cabeçada do centroavante do Arsenal Bendtner (fora de suas melhores condições) raspando à trave e um chute de que obrigou o goleiro Stekelenburg a uma grande defesa.

Mas o castelo dinamarquês ruiu com menos de um minuto do segundo tempo, graças a uma infelicidade do lateral Poulsen, que cabeceou mal um cruzamento da esquerda de Van Persie, jogando a bola nas costas de um companheiro para depois vê-la morrer lentamente no fundo das redes. E aí se viu que a Dinamarca não tinha um plano B para a partida.

Com a Dinamarca empacada, sem opções ofensivas, aos poucos a Holanda fez prevalecer sua superioridade, chegando com mais frequência ao gol adversário e sem ser incomodado atrás. Apareceu bem o goleiro dinamarquês com boas defesas e a entrada do jovem Elia pela ponta-esquerda deu mais opções ao time laranja, que naturalmente chegou ao segundo gol e poderia até ter feito mais.

Além do belo colorido do jogo, destaco o goleiro dinamarquês Sorensen, o segundo tempo de Sneijder e o jovem Elia.

Aí o link da Fifa para a partida. Por enquanto, o link vai cair direto apenas no legal MatchCast. Mais tarde, após a a Fifa disponibilizar os demais dados da partida, atualizo (link atualizado!): Jogo 9: Holanda 2 x 0 Dinamarca.

Nenhum comentário: