terça-feira, 31 de agosto de 2010

IMPRENSA ► O blues nasceu tanto na África quanto a bossa nova nasceu na Europa, certo?

Adicionar legenda
Sem querer ser o dono da razão, mas opinando porque a internet é livre, acho que os veículos de imprensa perderam de vez o cuidado com a qualidade do material que produzem. De vez em quando dou exemplos aqui porque é algo que me incomoda. Afinal, é minha profissão.

Uma coisa é pessoas como eu cometerem erros em meios como este, já que o fazem por puro diletantismo, passatempo, distração ou o que for. Outra é um profissional receber para isso e alguém pagar para receber informações equivocadas.

Já postei aqui alguns exemplos que me incomodaram. Aqui vai mais um. Esta semana, fechando uma matéria num dos jornais da Globo News sobre o recente evento Back2Black Festival, realizado no Rio de Janeiro, a repórter encerrou seu texto dizendo que o blues nasceu na África. Não é bem assim. Na verdade, não é nada assim.

O blues nasceu tanto na África quanto a bossa nova nasceu na Europa. Não se devem confundir raízes com a formatação de um estilo. Dizer que o blues nasceu na África é o mesmo que dizer que eu, você e todos à nossa volta somos africanos. Afinal, foi lá que foram encontrados indícios mais antigos da presença do homem moderno.

O que parece é que ninguém revisou a matéria para corrigir a informação ou revisou e achou que era aquilo mesmo. Ou, pior, ninguém liga para a qualidade do que é produzido. O que importa é cumprir pauta e finalizar o trabalho.

A pessoa mais desatenta acaba tomando por verdade uma mentira como essa. E, com o tempo, a mentira vai se perpetuando como verdade.

No fim, por linhas tortas segue-se uma não menos torta máxima jornalística: se a lenda é mais interessante que o fato, publique-se a lenda. E dane-se a verdade.

É minha opinião.

Nenhum comentário: