terça-feira, 29 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Brasil passa fácil pelo Chile e encara a Holanda nas quartas de final

Foi fácil, mais ou menos como se esperava. O Brasil derrotou o velho freguês Chile por 3 x 0 no Ellis Park, em Johanesburgo, e agora enfrenta a Holanda na batalha pela vaga em uma das semifinais do Mundial. Sem alterar seu padrão de jogo seguro na defesa, paciente, aguardando que o adversário oferecesse espaço para agredir e com ótimo aproveitamento ofensivo, a seleção brasileira só permitiu ao Chile criar oportunidades de verdade para marcar após a vitória estar praticamente selada.

Sem Felipe Melo, Ramires deu mais fluidez às saídas rápidas para os contra-ataques, mas o volante reserva não se contentou em suprir a ausência do titular apenas tática e tecnicamente (neste caso, com evidente vantagem). Talvez achando que assim estivesse mais à altura de Felipe Melo, Ramires deu uma entrada violenta em um adversário já com a partida decidida, recebeu seu segundo cartão amarelo na competição (havia feito o mesmo contra a Coreia do Norte) e não será uma opção para Dunga caso o titular não se recupere para as quartas de final.

Apesar de no início o Chile ter esboçado alguma resistência, com algumas razoáveis ações ofensivas, logo ficava clara a superioridade brasileira, cujo jogo, mesmo sem ser brilhantes, tem se mostrado bastante eficiente em explorar falhas dos adversários para decidir as partidas. A insegura defesa chilena estava ainda mais frágil com a ausência de vários titulares e a bola alta brasileira era uma arma muito perigosa contra o gol defendido por Bravo. Além de já há algum tempo ser uma jogada muito forte da seleção canarinho, a baixa estatura chilena ajudava muito.

Assim, apesar de aparentemente enroscado, o jogo estava à feição do Brasil e o gol seria apenas uma questão de paciência e de tempo. E ele surgiu aos 35', quando Juan acertou uma linda cabeçada após um escanteio cobrado da ponta direita. A partir daí, o Chile sentiu o golpe e não mais ofereceu resistência. Logo três minutos depois, Kaká recebeu na entrada da área para, com um único toque, deixar Luís Fabiano cara a cara com o goleiro. Com tranquilidade, o avante brasileiro driblou Bravo e tocou para a rede.

O segundo tempo voltou no mesmo diapasão... É, diapasão é muito ruim, vou mudar... O panorama não se alterou no segundo tempo. O Chile tocava a bola sem conseguir absolutamente nada e o Brasil aguardava, entre acomodado e seguro, o momento certo de contra-atacar e chegar à área adversária. Na primeira vez que encaixou a jogada, aos 14', fez o terceiro gol, após ótima arrancada de Ramires, que deixou para Robinho ter só o trabalho de finalizar. E mais nada aconteceu além de tímidas e infrutíferas tentativas do Chile de ao menos conseguir um gol de honra. Não foi desta vez.

Segue o Brasil, sem encantar, mas consistente e forte na competição. Falta um óbvio plano B para enfrentar defesas fechadas, como até a amadora Coreia do Norte mostrou. É um time de uma nota só, mas que pode sempre se fiar na qualidade individual de seus jogadores e nas bolas paradas para decidir. Quanto ao Chile, acho que o técnico Marcelo Bielsa pecou ou por falta de humildade ou por pura resignação. O Chile não atacou como de costume, mas também não se defendeu além do normal. Creio que uma retranquinha básica teria tornado o jogo ao menos mais equilibrado.

Juan foi o melhor do Brasil. Calado, apenas jogando, Kaká é um jogador que sobra no elenco e que pode decidir em uma ou duas jogadas, mesmo não marcando gols, apenas servindo. Ramires é bem melhor que Felipe Melo (em minha opinião, há pouca gente na posição em clubes de ponta no país que não seja), mas cometeu uma bobagem e assiste às quartas de final da arquibancada. Júlio Cesar foi bem quando exigido, especialmente no final, quando a seleção brasileira já havia encerrado seu expediente. E Maicon fez mais um bom jogo. Lúcio fez boas subidas ao ataque, mas novamente deixou-se ser driblado perigosamente dentro da área.

No Chile, pouco a destacar, foi uma presa fácil. Apesar de ter o costume de marcar contra o Brasil, Suazo foi mal e estragou alguns ataques antes da partida se definir que, se não alterassem o final da história, ao menos poderia fazê-la ser contada de modo diferente. Achei Sanchez o mais empenhado e quem mais trabalho deu à zaga adversária, caindo quase sempre pela direita. Por outro lado, o habilidoso Beausejour pouco se aventurou ao lado esquerdo do campo, atuando muito mais recuado do que vimos nas partidas anteriores do onze chileno.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 54: Brasil 3 x 0 Chile.

Nenhum comentário: