quarta-feira, 23 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Alemanha vence e Gana sofre, mas ambas saem com uma vaga nas oitavas de final

Acabou dando tudo certo no Soccer City. A Alemanha derrotou Gana por 1 x 0 e garantiu não só a classificação, como o primeiro lugar no grupo. Enquanto isso, Gana, graças à vitória por apenas 2 x 1 da Austrália sobre a favorita Sérvia (não para este blogueiro, que cravou 1 x 0 nos bolões para o time australiano), ficou com a segunda vaga e assim evitou a imensa frustração que seria a ausência de uma seleção africana nas oitavas de final da primeira Copa do Mundo realizada no continente.

Vale registrar o inédito duelo entre dois irmãos numa partida de Copa do Mundo: o atacante Prince Boateng, de Gana, e o zagueiro Jerome Boateng, da Alemanha.

Não foi maravilhoso, mas foi um jogo disputado em bom nível entre duas seleções bem armadas e que se respeitaram bastante, mas que careceram de artilheiros em campo. Cacau começou jogando na Alemanha, substituindo o para mim injustamente suspenso centroavante Klose. Como de hábito, o time procurava chegar á área adversária tocando a bola e procurando as tabelas iniciadas por Muller e Oezil, que contavam principalmente com o auxílio de Podolski e do recuo de Cacau na procura por espaços. Já a equipe ganesa apostava muito na movimentação ofensiva do trio formado por Asamoah (caindo pela esquerda), o canhoto Ayew (de pé trocado pela direita) e Gyan (mais centralizado). Ambos os ataques, porém, pecavam pela falta de objetividade, o que era agravado pelo empenho das duas defesas.

A Alemanha tinha maior posse bola e encontrava algum espaço pelas laterais, como aconteceu logo na saída de jogo, com Cacau arrancando pela direita e batendo forte, mas em cima de Kingson. Aos 8', era Podolski quem caía pelo lado do campo, desta vez o esquerdo. Ele recebeu no fundo e centrou, Jonathan meteu o pé e quase jogou para dentro, mas Kingson salvou. Aos 13', um exemplo da maior arma ganesa, quando Asamoah avançou pela esquerda, achou Ayew na área e o filho de Abedi Pelé ajeitou para Gyan, que só não marcou porque foi travado no último instante.

Gana tentava adiantar a marcação e aos 23' a Alemanha errou na saída de bola, Gyan enfiou para Boateng na área e o meia não chutou de primeira, perdendo grande chance. Na resposta, Cacau explorou bem a linha de impedimento da defesa de Gana e deu ótimo passe para Oezil, que entrou sozinho pela meia direita, entrou na área, ajeitou para a perna esquerda e chutou para excelente defesa de Kingson, que saía aos seus pés. Logo em seguida, Ayew cobrou escanteio da direita de pé trocado e Gyan entrou no primeiro pau, cabeceando enviesado e vencendo Neur, mas Lahm salvou em cima da linha, bem junto ao poste direito. Aos 29', Muller avançou pela direita e enfiou dentro da área para Khedira, que ajeitou de calcanhar para Cacau chutar no canto esquerdo e Kingson pegar. Aos 32', Ayew entrou driblando pela direita e centrou para Gyan cabecear para fora. Aos 40', Schweinsteiger cobrou falta da meia esquerda e Kingson fez grande defesa, salvando mesmo com Mertesacker passando à sua frente na tentativa do cabeceio.

Como se vê, o primeiro tempo teve lances bastante alternados em ambas as áreas, apesar do problema da falta de objetividade das equipes. A essa altura, Gana e Alemanha estavam se classificando, mas um gol no jogo entre Sérvia e Austrália tiraria um dos dois da Copa. Sob essa circunstância, a partida ficou bem mais nervosa na etapa final.

Aos 5', Gana desperdiçou sua melhor oportunidade em todos os 90 minutos, quando Asamoah recebeu na esquerda nas costas da zaga, invadiu a área e tentou encobrir Neuer, que fez ótima defesa. Aos 15', a Alemanha marcou aquele que seria o gol da vitória: Muller armou pela direita e passou para Oezil na meia-lua. O habilidoso canhoto apenas deu um toque para ajeitar o corpo e bater de curva no ângulo superior esquerdo de Kingson, fazendo o gol que Messi tanto tem tentado sem sucesso nesta Copa. Na saída, Ayew foi no fundo pela esquerda e cruzou de pé direito (gosta de jogar com o pé trocado, hein?) no segundo pau, onde Gyan cabeceou para baixo e Boateng evitou o empate. Aos 20, Gyan recebeu dentro da área e retribuiu de calcanhar para Ayew, que ficou de frente para o gol e chutou forte, mas Lahm colocou o pé na frente e a bola encobriu o travessão.

A partir daí, o jogo deu uma esfriada, imagino que por Gana viver um impasse: partir em busca do empate e se arriscar a levar mais ou se segurar na desvantagem mínima e contar que a Austrália, que vencia por 2 x 0, não marcasse mais dois ou ainda que a Sérvia não reagisse. Ficando tudo como estava, Gana se classificaria. Com Gana travada, a Alemanha preocupou-se em fazer o seu, ou seja, segurar a vitória que lhe garantia a vaga e o primeiro lugar, sabendo que um empate poderia até eliminá-la, dependendo do que ocorreria em Nelspruit.

Assim pouco mais aconteceu e no fim da história todos saíram de campo felizes para sempre - ao menos até as oitavas de final.

O capitão Lahm fez mais uma boa partida pela seleção alemã, inclusive salvando dois gols praticamente certos. Neuer foi muito bem e, sem brilhar, os jovens Muller e Oezil mostraram em alguns poucos lances que podem vir a comandar uma equipe muito forte no futuro. Numa única jogada entre os dois, a Alemanha venceu o jogo. Kingson foi mais uma vez um bom destaque da seleção de Gana. O trio Asamoah, Ayew e Gyan só precisava ter um centroavante artilheiro ao lado, já que marcar gols não parece muito a deles e assim acabam jogando fora um punhado de situações que criam.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 39: Gana 0 x 1 Alemanha.

Nenhum comentário: