sexta-feira, 25 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Sem forçar, Holanda derrota Camarões e segue 100%

Na Cidade do Cabo, Camarões queria vencer para ao menos se despedir menos mal da Copa do Mundo, mas ficou na vontade. Mesmo sem forçar muito e priorizando um tipo de jogo muito mais concentrado e sereno do que a habitual volúpia ofensiva, a Holanda venceu mais uma e terminou a primeira fase com três vitórias. Melhor: aproveitou para promover a estreia de seu maior jogador, o atacante Robben. Em fase final de recuperação de uma séria contusão, Robben entrou a 15 minutos do fim e mostrou que é um jogador que pode elevar a Holanda a um nível acima.

O jogo em si andou bem desanimado a maior parte do tempo. Camarões enfrentava os crônicos problemas africanos nesta Copa: falta de criatividade e de objetividade. O time tocava, tocava, tocava... e nada acontecia. Apesar da pegadinha que foi a finalização da entrada da área de Chedjou, que tabelou com Eto'o, limpou na meia-lua e bateu de esquerda para segura defesa de Stekelenburg. Isso aos 4'. Mas quem achou que Camarões neste jogo finalmente seria uma seleção criativa e finalizadora, desperdiçou tempo achando.

Mesmo em ritmo mais lento que o normal, a Holanda acabava chegando mais vezes à área adversária. Como aos 18', quando Van Bronckhorst lançou Van Persie entre a zaga e o atacante do Arsenal perdeu na cara do goleiro Souleymanou, que caiu no canto esquerdo e defendeu bem. Aos 25', Van der Vaart cobrou falta da meia direita para nova defesa sem rebote de Souleymanou. Só aos 30' Camarões voltava a conseguir alguma coisa, quando Geremi centrou da direita para Makoun se antecipar a Stekelenburg e cabecear por cima. Aos 32', Sneidjer armou pelo meio, acionou Boulahrouz na direita e o lateral esticou na área para Kuyt, que chutou rasteiro, cruzado, com grande perigo. Até que, aos 35', os holandeses chegaram ao gol: Van Persie recebeu na direita, entrou na área, recuou para Van der Vaart e recebeu na frente, colocando de pé direito no fundo da rede, na saída de Souleymanou. Aos 40', Eto'o dominou na área, mas foi desarmado antes de finalizar.

Assim foi o primeiro tempo e assim seguiria o segundo: Camarões com muita dificuldade para finalizar e a Holanda, mesmo sem muito interesse, aos poucos impondo-se em campo e ameaçando a meta adversária. Aos 5', Van Persie recebeu em contra-ataque, avançou pela meia direita e bateu da entrada da área para outra intervençãoa segura de Souleymanou. Aos 16, a seleção africana chegou: Aboubakar fez ótima jogada pela direita e lançou Makoun na cara de Stekelenburg, que fez grande defesa no chute cruzado do meio-campo do Lyon, da França.

Aos 18', Camarões empatou de uma das poucas formas que poderia chegar ao gol: Geremi cobrou falta da meia esquerda e Van der Vaart colocou a mão na bola dentro da área. Pênalti que Eto'o cobrou bem e ao menos deixou seu nome na história da Copa da África do Sul. Aos 22', Van der Vaart cobrou falta da intermediária, a linha de impedimento saiu errado e Heitinga veio de trás para perder sozinho. Depois, Robben entrou e deixou seu cartão de visitas aos 37', quando recebeu lançamento de Sneidjer na meia direita, fez a volta em cima do veterano Rigobert Song e da meia-lua colocou com grande categoria no poste direito de Souleymanou. A bola voltou no lado oposto e Huntelaar não teve trabalho para empurrar para o gol vazio. E assim terminou a história de Camarões na Copa do Mundo.

Registro aqui a segura atuação do goleiro Souleymanou pela equipe de Camarões e o gol de Eto'o. Não seria legal o ótimo atacante passar a competição sem deixar sua marca. Também vale destacar a quarta participação de Rigobert Song numa Copa do Mundo. Na Holanda, Van Persie jogou melhor que nas partidas anteriores e se Robben realmente estiver recuperado, o time poderá crescer mais na competição.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 44: Camarões 1 x 2 Holanda.

Nenhum comentário: