domingo, 13 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Argélia consegue perder da Eslovênia em um verdadeiro festival de horrores

Quando digo que a Argélia conseguiu perder é porque a Eslovênia nada fez para vencer. E quando falo em festival de horrores, quero dizer que foi horrível mesmo. Não me lembro de alguma vez ter visto algo tão ruim numa Copa do Mundo, mesmo nessas últimas décadas em que a qualidade do futebol foi caindo á medida que a Fifa inchava a competição. Sem as vuvuzelas, seria impossível manter-se acordado.

E o pior é que o futebol covarde e conformado das duas equipes não tinha lógica alguma. O empate entre EUA e Inglaterra abriu uma janela única para os dois: se tivessem qualquer pretensão nesta copa, teriam que partir para a vitória no jogo de hoje. Ou eles esperavam que, empatando, poderiam vencer americanos e ingleses para seguir na competição?


Os eslovenos são de uma limitação técnica deprimente. Custa a crer que deixaram pelo caminho República Tcheca e Rússia. É um time, quadrado, mecânico e sem talento. Apenas esforçado.


A Argélia foi ainda mais irritante porque seus jogadores têm bem mais talento que os da Eslovênia. Os argelinos sabem jogar. Mas sua equipe padece de um mal comum às seleções africanas em geral: a má influência europeia, que faz com que seus treinadores optem quase sempre por um futebol precavido em vez de aproveitar a habilidade de seus jogadores para atacar e buscar resultados.

T
er saído um gol foi um verdadeiro acaso. Literalmente aconteceu um gol para a Eslovênia, após um chute até despretensioso do meia Robert Koren, que joga no futebol inglês. A bola só entrou graças ao goleiro Chaouchi. Pensando bem, o retrospecto do goleiro indica que o gol não surgiu tão por acaso assim...

A arbitragem poderia ser uma ameaça ao jogo, se o jogo tivesse qualquer qualidade para ser ameaçado. O trio centro-americano comandado pelo guatemalteco Carlos Batres não me passou a menor segurança. O juiz apitou faltinhas “brasileiras” e não mostrou ter muito pulso. Fossem adversários mais renhidos e a partida poderia ter saído de controle. Não é preciso haver grandes lambanças para avaliar-se a qualidade de um árbitro. Pelo contrário, precisamos ficar de olho nessas partidas onde felizmente a arbitragem não influi no resultado para uma observação mais calma. O importante é prevenir, já que remediar, após o fato consumado e o jogo encerrado, não dá.


Destaques do jogo? Fácil: as vuvuzelas e Zinedine Zidane, o último grande craque do futebol mundial, que testemunhou essa verdadeira tragédia futebolística protagonizada pela Eslovênia e por seu país de nascença, a Argélia.


Jogo 6 - Grupo C - 13 de junho
Polokwane - Estádio Peter Mokaba

Escalações

 Argélia
Eslovênia 
16 Faouzi CHAOUCHI (GK)(GK) Samir HANDANOVIC 1
Madjid BOUGHERRAMiso BRECKO 2
Nadir BELHADJMarko SULER 4
Anther YAHIA (C)Bostjan CESAR 5
Rafik HALLICHEGol (C) Robert KOREN 8
Medhi LACEN(-84') fora  Valter BIRSA 10
11 Rafik DJEBBOUR fora  (-58' )Milivoje NOVAKOVIC 11
13 Karim MATMOUR fora  (-81' )Bojan JOKIC 13
15 Karim ZIANI(-53') fora  Zlatko DEDIC 14
19 Hassan YEBDA Cartão AmareloAndraz KIRM 17
21 Foued KADIR fora  (-82' )(-87') fora  Cartão Amarelo Aleksandar RADOSAVLJEVIC 18
Reserva(s)
Lounes GAOUAOUI (GK)(GK) Jasmin HANDANOVIC 12
23 Rais M BOLHI (GK)(GK) Aleksander SELIGA 16
Yazid MANSOURIElvedin DZINIC 3
Ryad BOUDEBOUZBranko ILIC 6
Abdelkader GHEZZAL Cartão Amarelo Expulsão por 2º cartão amarelo Em(+58')(+84') Em Nejc PECNIK 7
10 Rafik SAIFI Em (+81')(+53') Em Zlatan LJUBIJANKIC 9
12 Habib BELLAIDRene KRHIN 15
14 Abdelkader LAIFAOUISuad FILEKOVIC 19
17 Adlane GUEDIOURA Em(+82')Cartão Amarelo (+87') Em Andrej KOMAC 20
18 Carl MEDJANIDalibor STEVANOVIC 21
20 Djamel MESBAHMatej MAVRIC 22
22 Djamal ABDOUNTim MATAVZ 23
Técnicos
Rabah SAADANE (ALG)
(SVN) Matjaz KEK
Oficiais
  • Árbitro: Carlos BATRES (GUA)
  • Assistente 1: Leonel LEAL (CRC)
  • Assistente 2: Carlos PASTRANA (HON)
  • Quarto árbitro: Peter O LEARY (NZL)
  • FOF: Brent BEST (NZL)

Nenhum comentário: