domingo, 13 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Gana derrota Sérvia com gol de pênalti e dá primeira vitória ao continente africano

Não foi uma maravilha de jogo, longe disso, se bem que, perto do que fizeram - ou não - Argélia e Eslovênia, deu bem para o gasto. Ambos os times têm uma penca de jogadores habilidosos, que sabem o que fazer com a bola, mas seus treinadores são daqueles que preferem primeiro que eles não deixem o outro fazer.

Assim, o jogo ameaçava arrastar-se para mais um chato 0 x 0. A esperança era que em uma daquelas jogadas isoladas algo acontecesse. Mas quando isso acontecia, as finalizações não eram boas.

Quem começou a chutar melhor foi a Sérvia, mas o veterano goleiro Kingson aparecia sempre bem colocado.

A expulsão de um jogador sérvio abriu maiores possibilidades para Gana, mas a entrada do atacante Lazovic levou a Sérvia a duas chances de gol. Entre um tímido ataque sérvio aqui, uma resposta ganesa lá, o zagueiro Kuzmanovic acabou cometendo um pênalti absolutamente tolo. Gyan cobrou e deu a vitória país africano.

Algumas observações. Primeiro, fica claro que as duas seleções podem mais, bem mais. Tanto que logo após o único gol da partida as jogadas de área para ambos os lados sucederam-se.

Ambos os times tinham treinadores sérvios e os dois goleiros defendem o mesmo time, o Wigan, da Inglaterra.

O técnico sérvio da Sérvia escalou o gigante centroavante Zigic e não armou jogadas aéreas para ele. Se era para jogar por baixo, Lazovic tinha que ter entrado muito antes.

O técnico sérvio de Gana estranhamente recusou os efusivos cumprimentos de jogadores e membros da comissão técnica ganesa, preferindo cumprimentar e aparentemente dizer palavras de apoio aos jogadores sérvios.

O inominável árbitro argentino Hector Baldassi apitou o jogo. Menos mal que acertou no lance do pênalti. Mas a Copa do Mundo tem Carlos Eugênio Simon, Carlos Batres e Hector Baldassi, o que mostra como é séria a dona Fifa...

A torcida de Gana foi um espetáculo à parte. Tem meu voto para destaque da partida, dividido com o goleiro Kingson.

Eu estava postando as escalações das seleções conforme no site oficial da Fifa, que tinham link para páginas de cada personagem, mas isso estava me dando uns probleminhas aqui. Melhor publicar o link direto para o material de cada partida no site. Tem coisas legais, como estatísticas, fotos e um vídeo (não compartilhado) de cada jogo.

O link de Gana x Sérvia é esse aí:
http://pt.fifa.com/worldcup/matches/round=249722/match=300061465/index.html.

Nenhum comentário: