sexta-feira, 18 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Juiz exagera, atacante perde pênalti, técnico erra e Alemanha é derrotada pela Sérvia

Anotei no meu bloquinho: “Aos 21’,quatro cartões amarelos, um exagero. Esse juiz vai estragar o jogo.” E estragou - a Alemanha que o diga.

Jogando no belo Nelson Mandela Stadium, em Port Elizabeth, a Sérvia conseguiu importante vitória sobre a Alemanha por 1 x 0 e deu uma boa embolada no grupo D da Copa do Mundo. Estão falando em zebra, mas acho meio estranho falar em zebra na África. Afinal, há muita zebra na África. Assim, uma zebra não pode ser algo surpreendente. Digamos, então, que foi um urso polar. Ter o próprio blog dá a vantagem de escrever umas gracinhas bobas assim (muitas vezes sem graça, eu sei) sem ninguém para impedir...

Mas, sem demérito para a Sérvia, que entrou com uma proposta de jogo defensiva (apesar de precisar da vitória), a executou e venceu, a Alemanha merecia melhor sorte na partida. Teve a iniciativa desde o início. Mesmo não criando muito, dominava o meio-campo e, sempre bem organizada, valorizando a posse de bola e os toques em detrimento de chutões e bolas rifadas a esmo, procurando o gol desde o início, Por sua vez, mesmo atrás, a Sérvia mostrava-se mais desenvolta quando tinha a bola nos pés que na partida contra Gana. Aos 24’, por exemplo, acertou seu primeiro contra-ataque, com o atacante Krasic, bem aberto na ponta-direita, errando o cruzamento final para o grandalhão Zigic, um anúncio do que estaria por vir.

Se a Alemanha ainda não criava à altura de seu domínio, isso ocorria porque algumas de suas principais peças demoravam a engrenar. Os garotos Mueller e Oezil e o experiente Lahm ainda erravam alguns passes e se ajeitavam em campo, quando Klose foi expulso aos 36 no lance que praticamente definiria a partida. Achei um exagero do péssimo juiz espanhol Alberto Undiano a aplicação do segundo cartão amarelo no atacante alemão. O primeiro foi um lance cavado pelo adversário, que estava à frente e posicionou-se no caminho do camisa 9, que corria atrás dele. Esse cartão, na verdade, não foi um exagero, foi um equívoco. Já o segundo surgiu de um toque de Klose por trás quando tentava alcançar a bola. Duas coisas chamaram minha atenção. Uma, a naturalidade de Klose nas jogadas, que anda tiveram de violentas ou desleais. Outra, a falta de critério do juiz, que permitiu depois jogadores reincidirem em faltas e aplicar o mesmo cartão amarelo para uma entrada realmente violenta (a única de todos os 90 e poucos minutos) de Subotic. Pior (para os alemães, claro) que, na cobrança da falta de Klose, com o time atordoado, a Alemanha permitiu que o bom Krasic fosse ao fundo pela direita e cruzasse na cabeça de Zigic, que só escorou para Jovanovic marcar o gol que seria o da vitória.

Ainda no primeiro tempo, Khedira acertou um balaço no travessão e no rebote uma meia bicicleta de Mueller foi interceptada em cima da linha, mas o juiz apitou erradamente, já que foi o zagueiro que projetou a cabeça na direção da chuteira do alemão.

Na volta do intervalo, a Sérvia, que já entrara com o volante Ninkovic no lugar do atacante Pantelic, voltou mais recuada, mesmo com a vantagem de um homem, possivelmente na esperança da Alemanha ceder espaços para contra-ataques. Foi uma temeridade, porque os alemães foram criando e - para sorte dos sérvios – desperdiçando uma chance atrás da outra, especialmente com Podolski, que finalizou muito, mas estava em um início de tarde bastante infeliz. O surgimento das jogadas de gol deveu-se, principalmente, á subida de rendimento daqueles três que mencionei acima (Lahm, Mueller e Oezil) e da chegada do meia Khedira.

Aos 8’ o goleiro Stojkovic fez uma estranha defesa de manchete numa bomba de Schweinsteiger.Aos 12’, passe em diagonal de Oezil deixou Podolski em boas condições de marcar, mas o chute saiu rente à trave direita. Um minuto depois, Oezil deixou novamente Podolski na cara do gol, que mandou um petardo (petardo é bacana...) na rede, pelo lado de fora, naquele lance que engana quem está do lado oposto. Na sequência, um dos pênaltis mais idiotas da história das Copas. Um cruzamento da esquerda que não encontraria nenhum alemão numa área onde só havia camisas vermelhas, o bom zagueiro Vidic achou de mergulhar e dar um tapa na bola. Pênalti que Podolski cobrou muito mal e Stojkovic defendeu.

Perder um pênalti com um a menos numa Copa do Mundo é barra, mas a Alemanha seguia tentando e impressionava por jamais rifar a bola, optando sempre pela solução à base de toques. Só que, a essa altura, a Sérvia começava a encaixar seus golpes. Como aos 21’, quando nova jogada de Krasic terminou com o chute de Jovanovic na trave, a segunda finalização da equipe. Logo depois, Podolski, de novo, finalizava para fora, agora de fora da área.

Aí veio o “lance” que realmente definiu a partida. Em busca da reação, o treinador alemão Joachim Loew tirou Mueller e Oezil e colocou em seus lugares Cacau e Marin, recuando Podolski para a meia. Deu tudo errado e a Alemanha perdeu totalmente sua organização tática e passou dar mais espaços para o adversário. Aos 28’ de novo Krasic fez boa jogada e centrou para Zigic cabecear no travessão. Aos 35’, de novo Krasi cruzou para Zigic dessa vez escorar para Kacar quase marcar. Podolski ainda encontrou tempo para mais uma finalização perigosa para fora e depois a Sérvia apenas esperou o tempo passar para comemorar sua primeira vitória numa Copa do Mundo.

Krasic foi o melhor em campo, criando a jogada do gol e outras boas situações para seus companheiro finalizarem.O gigante Zigic também foi muito bem fazendo o que dele se espera: ganhar no alto para concluir a gol ou ajeitar para alguém. Na Alemanha, Khedira foi o mais regular. Lahm cresceu durante o jogo. Apesar de alternarem boas e más jogadas, Mueller e Oezil claramente davam ordem e qualidade à posse de bola alemã e não deveriam ser substituídos.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 21: Alemanha 0 x 2 Sérvia.

Nenhum comentário: