sábado, 12 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Coreia do Sul derrota com tranquilidade a aborrecida seleção da Grécia

Na partida inaugural do grupo B da Copa do mundo da África do Sul, realizada nesta manhã no lindo estádio Nelson Mandela, em Porto Elisabete, a Coreia do Sul venceu com justiça a Grécia por 2 x 0.

Ver um jogo da seleção grega de futebol é quase tão empolgante quanto assistir a uma partida de xadrez disputada entre dois computadores. Injustiça: os computadores sempre podem nos surpreender. De todo modo, essa experiência sempre me faz lembrar do antológico clássico Pensadores Gregos x Filósofos Alemães que aparece no filme “Monte Python no Hollywood Bowl”.



Como podemos ver, o jogo entre os pensadores e os filósofos é muito mais atraente. Impressiona como os jogadores gregos (os da seleção de futebol de verdade) parecem aborrecidos e contrariados por estarem alio, em campo, numa Copa do Mundo, jogando futebol. Acho que estariam mais felizes numa rica biblioteca discutindo Sócrates, Platão...

Ainda bem que do outro lado estava a animada seleção da Coreia do Sul. Ao contrário dos gregos, os sul-coreanos sempre parecem se divertir jogando – mesmo quando não o fazem muito bem. Mas esse não foi o caso de hoje. Após passar o natural nervosismo da estreia, que resultou em vários erros de passe que impediam um maior volume de jogo, logo a Coreia mostrou que se havia uma seleção que iria jogar futebol seria ela. Bem organizados, rápidos na movimentação e habilidosos, seus jogadores naturalmente impuseram sua superioridade e a transformaram em gols de uma tranquila vitória, que só não foi maior porque havia um grego, sim, jogando bem, o goleiro Tzorvas.

No final, até torci para os gregos marcarem um golzinho de honra, afinal, é a segunda participação em Copa do mundo e até agora nada de bola na rede. Não há torcida que mereça. Já são quatro jogos, nenhum gol a favor e doze contra. E jogando como hoje, não há o que leve a crer que a situação vá melhorar contra Nigéria e Argentina.

Quanto à Coreia do Sul, pode sonhar com algo mais, pois até conseguiu um razoável saldo de dois gols. Foi a terceira vitória consecutiva dos sul-coreanos em partida de estreia em Copa do Mundo. Vale destaque ainda para o belo segundo gol da equipe, marcado pelo capitão Park Ji Sung, titular do poderoso Manchester United.

Jogo 4 - Grupo B - 12 de junho
Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth - Estádio Port Elizabeth




Escalações

 Coreia do Sul
Grécia 
Reserva(s)
Técnicos
HUH Jung Moo (KOR)
(GER) Otto REHHAGEL
Oficiais
  • Árbitro: Michael HESTER (NZL)
  • Assistente 1: Jan Hendrik HINTZ (NZL)
  • Assistente 2: Tevita MAKASINI (TGA)
  • Quarto árbitro: Martin VAZQUEZ (URU)
  • FOF: Carlos PASTORINO (URU)
  • Lesionado

Nenhum comentário: