quarta-feira, 2 de junho de 2010

BRASIL ► Declaração de José Serra escancara mais uma vez preconceito contra países da América Latina

Declaração do candidato à presidência da República José Serra, do PSDB: “Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice do narcotráfico.”

Todos sabemos que o PSDB e seu aliado DEM rezam pela cartilha norte-americana. Seus anos no poder atestam isso. Mesmo fora dele, muito raramente deixam de alinhavar suas opiniões àquelas emitidas pela Casa Branca. A maneira como os países da América Latina foram relegados a segundo (terceiro, sexto, nono, décimo-oitavo...) plano durante os anos FHC está registrada na História. Bom para o Brasil naquele tempo – e noutros também - era viver às boas com EUA e o FMI.

Até aí morreu o Neves. Como diria Nelson Rodrigues caso fosse um assunto relacionado ao futebol, qualquer pedaço de concreto de arquibancada sabe disso. Basta vermos a posição pesedebista e demoníaca (de DEM?) em relação a questões envolvendo China, Venezuela, Irã, Coreia do Norte, Cuba...

Mas chega a ser constrangedor quando um candidato à presidência com relevante possibilidade de eleição escancara tamanho preconceito em relação a um país vizinho em plena campanha eleitoral, o que reverbera tal sandice mundo afora. Pois não passa disso: puro preconceito, caso de discriminação mesmo, o que não chega a ser novidade, considerando que Jorge Bornhausen, um dos líderes de seu aliado DEM (demoníaco?), uma vez declarou aos quatro ventos que “vamos acabar com essa raça” – a “raça”, no caso, os cidadãos brasileiros militantes ou eleitores do Partido dos Trabalhadores. Bem, a “raça” não acabou, muito pelo contrário...

Mas a questão aqui é a seguinte:chamo de puro preconceito porque sabemos que não é uma opinião isenta, imparcial, que seria emitida independente de quem fosse o país atingido. Lembrando que os EUA constituem disparadamente o maior mercado consumidor de drogas do mundo, alguém consegue imaginar o candidato José Serra declarando algo assim?

“Você acha que os EUA iria importar 90% da cocaína produzida no mundo sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo americano é cúmplice do narcotráfico.”

Eu, não. Se o fizesse, subiria no meu conceito a ponto de dar algum valor mesmo a declarações estapafúrdias como a que gerou este post. Mas não vai rolar, não é?

Nenhum comentário: