quarta-feira, 16 de junho de 2010

NBA ► Tá aí o que todo mundo queria: Los Angeles Lakers atropela Boston Celtics e decisão fica para o jogo 7

Foi até fácil. O Boston Celtics começou em marcha lenta e o Los Angeles Lakers entrou atropelando, fechando o garrafão e saindo em velocidade. Resultado: o Lakers fechou o primeiro quarto com 10 pontos de frente e foi o mais perto que o Celtics conseguiu estar no placar até o fim da partida. Daí para frente, a vantagem californiana só aumentou, chegando a 26 pontos e terminado em 22, a maior diferença em um jogo 6 que levou a um decisivo jogo 7 na história das finais da NBA.

Como tem ocorrido em toda a série, esta partida também teve seu toque surpreendente: o banco do Lakers surrou o do Boston por 25 x 13, com o primeiro reserva verde pontuando apenas no final do terceiro período, quando a partida já estava praticamente decidida. E isso fez a diferença, apesar dos titulares amarelos também se saírem muito bem: 64 x 54. Os rebotes foram outro fator decisivo a favor do time da casa, que suplantou o visitante por 52 x 39, uma diferença muito grande em um jogo decisivo.

Kobe Brtyant foi mais uma vez muito bem e desta vez teve importante ajuda, além do banco, de Ron Artest, e Pau Gasol, este com quase um triplo-duplo. Os números dos principais Lakers:

Kobe Bryant – 26 pontos, 11 rebotes , 3 assistências, 4 roubos
Pau Gasol – 17 pontos, 13 rebotes, 9 assistências
Derek Fisher (discretíssimo) – 4 pontos, 2 rebotes e 2 roubos
Andrew Bynum (o joelho só o deixou ficar 16 minutos em quadra) – 2 pontos, 4 rebotes
Lamr Odom – 8 pontos, 10 rebotes, 2 tocos
Sasha Vujacic – 9 pontos

Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce não estiveram tão mal, especialmente Allen, que finalmente voltou a acertar bolas de 3, mas foram incapazes de manter o time no jogo. Com a produção que tiveram, precisavam do banco, que só deu as caras com o jogo definido. A rotação do Lakers deixou Rajon Rondo chutar bastante e a tática funcionou: o bom armador acertou apenas 5 de 15 bolas.O Celtics sentiu na pele um pouco da dor que aflige o Lakers, quando o pivô Kendrik Perkins caiu sobre o joelho com apenas sete minutos de jogo e está praticamente fora do jogo decisivo. Bynum, com ele na jogada, lamentou a contusão do adversário, pois sabe muito bem o que ele está passando. Na imagem da TV, inclusive, dá para notar o susto do pivô do Lakers ao ver a queda de Perkins. Números dos principais Celtics:

Paul Pierce - 13 pontos, 4 rebotes, 2 assistências
Rajon Rondo - 10 pontos, 5 rebotes, 6 assistências, 2 roubos
Kevin Garnett – 12 pontos, 6 rebotes, 3 assistências
Ray Allen - 19 pontos, 2 rebotes, 3 assistências
Nate Robinson - 6 pontos, 4 rebotes, 3 assistências
Glen Davis – 9 rebotes, 2 tocos
Rasheed Wallace – 0 pontos (0/7), 3 rebotes

Agora, para o bem de todos e felicidade geral da nação, especialmente do comissário da NBA David Stern e das emissoras de TV, Los Angeles e Boston Celtics, uma das maiores rivalidades de todo o esporte dos EUA, decidem o campeonato no jogo 7 da série, quinta-feira à noite no Staples Center, em Los Angeles. Para o Celtics, uma boa notícia é que nas quatro vezes em que se enfrentaram num jogo 7 (1962, 1966, 1969, 1984), o Celtics venceu. Para o Lakers, o retrospecto de Phil Jackson, que nunca perdeu uma série após vencer o jogo 1.

Sem Perkins, o Celtics terá novamente grandes problemas no garrafão se Bynum conseguir entrar em quadra, pelo tempo que for. O que mais pode acontecer? Não dá para imaginar muito. O que ainda não aconteceu nesta série foi os principais jogadores de ambos os times jogarem bem numa mesma noite. Nem creio que aconteça. Os que porventura estiverem bem decidirão a partida.

Para não ficar em cima do muro, deixo minha opinião. Como sobreviveu ao jogo de ontem, quando uma derrota daria o título ao Celtics, não acredito que o Lakers vá perder a chance de tornar-se bicampeão jogando em casa. Agora é aguardar para ver.

Aí o minimovie da NBA do jogo 6:

Nenhum comentário: