terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Sem muito esforço, Argentina bate apáticos gregos e garante 100%

Incrível como a Grécia conseguiu vencer a Nigéria. Esse incrível resultado deve ser debitado à expulsão de do nigeriano Keita, ainda no primeiro tempo, quando seu time vencia por 1 x 0. De outro modo, impossível imaginar os gregos triunfando em uma partida de Copa do Mundo.

Mas se alguém estiver lendo poderia perguntar; "Ué, mas o post não é sobre Argentina x Grécia?". É, mas não há muito que dizer de um jogo no qual quem sabia não estava lá muito a fim e quem precisava nem mostrou que queria.

Dependendo apenas de si para se classificar, a Grécia viveu um dilema o tempo inteiro: "Como atacar? E Se atacarmos, como defender?" E assim, pouco fez durante os 90 minutos. Para felicidade grega, o goleiro Tzorvas deixou essas questões filosóficas de lado e preocupou-se com os aspectos mais práticos da vida, como parar o ataque argentino. Parar de verdade, ele não conseguiu, já que foi vazado duas vezes. Mas foi por pouco. Com grandes defesas, o goleiro grego foi o melhor em campo e ainda impediu que Messi finalmente marcasse seu primeiro gol na Copa.

Aos 15' do primeiro tempo, por exemplo, Aguero avançou pela esquerda e bateu forte para Tzorvas defender espalmar para escanteio. No rebote da cobrança, Veron acertou uma bomba de longe que fez Tzorvas novamente mandar para fora. Aos 31', Diego Milito recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro e forte, mas Tzorvas salvou. Na sobra, Arguero bateu para nova defesa do goleiro. Aos 44', foi a vez de Maxi Rodriguez fazer o goleirão trabalhar muito bem com um chute forte de dentro da área. Na sequência, Messi fez a primeira de suas várias tentativas de marcar, esbarrando em Tzorvas. Nesse tempo todo, a única fez que a Grécia deu o ar de sua graça no ataque com algum perigo foi quando Katsouranis cobrou uma falta do lado direito da intermediária que obrigou Romero a cortar de soco.

No segundo tempo só não aconteceu menos porque o misto argentino conseguiu colocar duas bolas para dentro. Mas antes, uma surpresa: Samaras deixou dilemas de lado e avançou pela esquerda da área batendo cruzado com muito perigo, com a bola saindo à esquerda de Romero. Aí tudo voltou ao normal. Aos 11', Clemente Rodriguez cortou do meio para a esquerda e chutou à direita do gol. Aos 24', Messi cobrou falta por cima. E aos 32', gol do zagueiro Demichelis, que subiu após cobrança de escanteio e cabeceou em cima de Palermo. Na volta, ele mesmo chutou para a rede. Messi sonhava com seu primeiro gol no Mundial e aos 40' entrou driblando pela esquerda e achou o poste direito. Aos 43', acertou um violento chute da entrada da área, mas Tzorvas pegou. Na sobra, Palermo completou com o pé direito para o gol.

Messi quando resolveu jogar foi bem, mas ainda não foi desta vez que marcou. Tzorvas salvou-se mais uma vez na fraca seleção grega. Agora os argentinos enfrentam os chatos mexicanos, um confronto perigoso. E a Grécia não volta de bolsos vazios: ao menos arrancou seus primeiros pontos numa Copa do Mundo

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 36: Grécia 0 x 2 Argentina.

Nenhum comentário: