terça-feira, 15 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Cautelosos, Portugal e Costa do Marfim não saem do 0 x 0

Jogando no belíssimo Nelson Mandela Stadium, Costa do Marfim e Portugal não saíram do 0 x 0. Provavelmente com receio de uma derrota que os obrigaria a vencer o Brasil de qualquer jeito, as seleções protagonizaram um jogo muito preso taticamente, ora com predomínio de bola de uma, ora da outra.

Portugal teve mais posse de bola no início, mas enfrentava forte marcação da Costa do Marfim, que fechava os espaços a partir de seu campo. Mas os lusitanos pouco criavam e o único lance de gol veio de chute forte de longa distância do irritadiço astro Cristiano Ronaldo, que pouco mais fez na partida, além de receber um cartão amarelo. Aliás, acho difícil Ronaldo enfrentar o Brasil na terceira rodada, pois para isso ele teria que passar 90 minutos contra a Coreia do norte sem ser novamente advertido.

Nesse período, a Costa do Marfim só assustou o adversário numa cobrança de falta de Tiene. Aos poucos a situação se foi invertendo e Portugal cada vez menos chegava perto do gol africano, cuja seleção rondava mais a área adversária. Mas ninguém criava nada de relevante.

O panorama mudou bastante no segundo tempo. A Costa do Marfim adiantou-se em campo, passou a controlar o jogo dentro da intermediária adversária e foi criando lances de perigo. Com apenas quatro minutos, foram três, um deles em forte chute cruzado da esquerda de Gervinho, já dentro da área, que Eduardo espalmou bem. Até pouco antes da metade desse período, o panorama não se modificou, com a Costa do Marfim dominando o meio-campo e pressionando o time luso, que só chegou com relativo perigo em uma cabeçada do isolado Liédson, após cruzamento de Deco da esquerda.

Aos poucos, curiosamente após a entrada de Drogba, a situação voltou àquela observada no começo, com a Costa do Marfim recuando e esperando Portugal chegar. Mas assim como a Costa do Marfim, Portugal também não partia com aquela determinação de quem quer vencer a partida. E nada mudou até os últimos minutos, quando os marfineses arriscaram bastante e levaram perigo ao gol português, mas coroando tudo com uma jogada bastante lusitana, se os portugueses me permitirem a piada: escanteio aos 47’30”, com o péssimo juiz uruguaio, nosso conhecido de outros carnavais, Jorge Larrionda doido para acabar o jogo empatado, em vez de cobrar direto, a Costa do Marfim cobrou com aquele quase sempre irritante toquinho de um jogador para outro. Era tudo o que juizão queria para apitar o fim.

Cristiano Ronaldo começou mergulhando tanto nas divididas que até quando recebia falta o péssimo árbitro nada marcava. Acho que Portugal vai sentir muito a ausência de Nani, cortado por contusão, que há algum tempo vinha sendo a melhor figura do time, inclusive sendo o principal nome durante a reta final das Eliminatórias. Depois, omitiu-se bastante em campo. Drogba entrou ainda um pouco inseguro mas deverá contribuir nos próximos jogos de sua equipe. Além de apresentar jogadores bastante fortes fisicamente, muitos com experiência internacional (mesmo de Copa) e um punhado deles com boa habilidade, a seleção de Costa do Marfim mostrou-se muito firme taticamente e pode dar trabalho à seleção brasileira na próxima rodada.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 13: Costa do Marfim 0 x 0 Portugal.

Nenhum comentário: