segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► De Leões Indomáveis a Gatinhos Manhosos: Camarões decepciona e perde para o Japão por 1 x 0

Samuel Eto’o deve estar fazendo alguma pegadinha quando disse que Camarões poderia perfeitamente ser campeão mundial. Até brigou com o eterno craque Roger Milla, ferrenho crítico da atual seleção, por causa disso. Só se a pegadinha é tão bem feita que Camarões resolveu esconder o jogo na estreia. O jogo inteiro, todinho, porque contra o Japão não apresentou absolutamente nada.

O Japão venceu com justiça uma partida bem fraquinha disputada no Free State, em Bloemfontein, porque ao menos foi um time organizado. Apesar de jogar numa retranquinha básica (muito boa, por sinal), seus jogadores sabiam como fazer a saída de bola. Paciente, acabou achando o gol que lhe deu a vitória no fim do primeiro tempo. Pena ter optado por não correr qualquer risco na etapa fina. Conformou-se em apenas defender, mesmo sem ser ameaçado. Em momento algum a equipe camaronesa deu a impressão de que chegaria ao menos ao empate.

Eu esperava no mínimo muita vontade de Camarões, mas nem isso. Foi um time travado, tomara para ele que tenha sido nervosismo de estreia. Mas não apresentou qualquer jogada. Sua organização tática com três volantes em linha, tocando para os lados e errando todos os passes para frente, não levou a lugar algum. Era um tal de bola direta da defesa para o ataque que não dava em nada.

Eto’o, muito simpático com todos antes da bola rolar e incentivando sempre seus companheiros durante os 90 minutos, foi isolado na ponta direita, um desperdício. Dos pés de Eto’o, aliás a única jogada decente do time, quando o astro da Internazionale rabiscou no fundo pela direita e deixou Choupo-Moting livre para desperdiçar um gol daqueles que não se deve sair perdendo por aí. No final, o time ainda achou um balaço de Mbia no travessão, mas foi um acaso. Já desde a altura dos 35’ que o time lamentavelmente só mandava balão para área adversária.

Além da organização tática, o que mais me chamou a atenção no time japonês foram a dupla de zaga e o meia de bigodinho Matsui. Mas taticamente foram todos bem. Fica a ressalva, porém, para as saídas caçando borboletas do goleiro Kawashima. Um perigo.

Na seleção de Camarões, sinceramente, nada a destacar.

Link para a página da Fifa sobre a partida, onde tem o MatchCast, estatísticas diversas, vídeo, fotos etc: Jogo 10: Japão 1 x 0 Camarões.

Nenhum comentário: