terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA DO MUNDO 2010 ► Uruguai joga bem, vence nervoso México e termina em primeiro

A seleção uruguaia venceu o México por 1 x 0 e terminou em primeiro no grupo A da Copa do Mundo. Agora espera o segundo colocado do grupo B, que pode ser Coréia do Sul, Nigéria e até Grécia. Já a seleção mexicana vai enfrentar a Argentina, a não ser que o frio na África do Sul chegue ao ponto de nevar.

A partida de hoje começou animada, com as equipes a princípio ignorando a possibilidade de um jogo de compadres pelo empate, o que garantiria de vez a classificação de ambas. Mas aos poucos o Uruguai revelava-se melhor em campo.

Logo aos 5', o zagueiro mexicano Rodriguez falhou bisonhamente e Luís Suárez, sozinho, invadiu pela direita da área e bateu cruzado para fora, quando a melhor opção seria passar para Diego Forlan completar. O veterano Blanco começou jogando (prova talvez de que o México não estivesse tão concentrado para a partida) e aos 6' não alcançou na pequena área perigoso cruzamento da direita. Aos 9', Salcido entrou pela esquerda e centrou rasteiro, mas Lugano pôs a escanteio. Aos 12', Forlan cobrou falta da intermediária no meio de um monte de gente, mas Perez saiu bem.

A partir daí, o Uruguai começou a tomar conta do campo e aos 18' Forlan cobrou escanteio que Victorino cabeceou para fora, sozinho. A melhor chance mexicana veio aos 22', quando Guardado acertou de fora da área um balaço que explodiu no travessão, quicou fora do gol e saiu. Ainda no esforço para equilibrar o jogo, Giovani dos Santos recebeu bem na direita, mas estava de pé trocado e foi desarmado antes de finalizar.

E foi aos 43' que o Uruguai chegou a primeiro gol, com Suárez cabeceando para o chão ótimo centro de Calvani, caído pela direita.

No segundo tempo, o México mostrou sua face de monstro. Já registrei aqui a característica destemida com que os mexicanos enfrentam adversários teoricamente poderosos e de mais tradição. Por outro lado, sempre costuma se enrolar em condições mais simples. Apesar da situação ainda estar longe de ser desesperadora (a África do Sul teria que fazer três gols de diferença sobre a França), o time ficou uma pilha de nervos e passou a ser dominado pelo Uruguai, que poderia ter ampliado.

Aos 8', Perez fez uma grande defesa em cabeçada forte de Lugano. Aos 18', Rodriguez perdeu uma chance incrível de empatar, jogando fora de cabeça cruzamento de Barrera, que entrara pela direita. Após saber do gol de empate da França, o México relaxou, enquanto Uruguai também tirava um pouco o pé do acelerador.

Aos 32', Hernandez agrediu Victorino dentro da área, mas recebeu apenas amarelo. Aos 38', Franco não conseguiu dominar a bola na frente do goleiro Muslera e aos 42' Cavani arriscou de longe e Perez defendeu. No fim o México pressionou em busca do empate, mas nada conseguiu.

Do que vi, Forlan foi mais uma vez destaque na seleção uruguaia e Suárez parece cada vez mais à vontade na Copa. Acho que Uruguai ainda pode pagar caro pelo, digamos, excesso de vontade de Lugano. No México, Perez evitou o pior e o time enervou-se sem razão para isso.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 33: México 0 x 1 Uruguai.

Nenhum comentário: