segunda-feira, 31 de maio de 2010

FÓRMULA 1 ► Lewis Hamilton vence o chato Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1

Há quem tenha gostado do Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Talvez por questões técnicas que um simples torcedor como eu não considera relevante na hora de avaliar se uma corrida foi legal ou não. Eu simplesmente achei uma corrida chatíssima, cujas únicas emoções ficaram nas tentativas frustradas de ultrapassagem entre companheiros de equipe. No caso, Sebastian Vettel sobre Mark Webber, da RBR, e Jason Button sobre Lewis Hamilton, da McLaren.

O resultado foi desastroso para a RBR. Seus pilotos lideravam a prova e uma manobra afoita de Vettel tirou os dois carros da pista, o de Vettel para não mais voltar. Vettel saiu fazendo gestos de que Webber era maluco, mas o australiano estava completamente inocente na história.

As McLaren herdaram as primeiras posições, Hamilton à frente. Button ainda tentou ultrapassá-lo. Até conseguiu, mas levou o troco na sequência e o juízo os fez acomodarem-se onde estavam.

Chamam certas corridas de procissão, romaria... Mas, para mim, corridas em circuitos como esse de Istambul são como ficar brincando de trenzinho: é legal ficar olhando o trenzinho pra lá, o trenzinho pra cá, mas sempre com a certeza de que nenhum vagão vai jamais ultrapassar o outro, salvo em caso de acidente. Como tem acontecido nesses circuitos bizarramente desenhados na Fórmula 1, onde é virtualmente impossível um carro minimamente competitivo ser ultrapassado, salvo bobagem do piloto ou acidente.

Por isso não culpo Vettel pela batida. Qualquer tentativa de ultrapassagem ali só pode ser feita assim, roda a roda, dando um chega pra lá e rezando para conseguir segurar o carro na pista. Deve ser estressante andar mais rápido que o carro da frente e saber que não vai encontrar nenhum ponto de ultrapassagem sem imenso risco de acidente. Qual é a graça disso, para quem corre e para quem assiste?

Para os brasileiros, o mais relevante foi Lucas di Grassi conseguir levar sua carroça, digo, seu carro até o final. E para Felipe massa fica o consolo de ter chegado uma posição à frente de Fernando Alonso. Mas o polonês Robert Kubica, destaque da temporada, mais uma vez superou o brasileiro da Ferrari e já o alcançou na classificação geral do cam, campeonato.


Colocação final do GP da Turquia:

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1h28m47s620

2. Jenson Button (ING/McLaren), a 2s645
3. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 24s285
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 31s110
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 32s266
6. Robert Kubica (POL/Renault), a 32s824
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s635
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 46s544
9. Adrian Sutil (ALE/Force Índia), a 49s029
10. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1m05s650
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1m05s944
12. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1m07s800
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia), a 1 volta
14. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
15. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
16. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
17. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin), a 2 voltas
19. Lucas di Grassi (BRA/Virgin), a 3 voltas

Não chegaram:

20. Karun Chandhok (Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 6 voltas do fim

21. Bruno Senna (BRA/HRT) – a 8 voltas do fim
22. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 19 voltas do fim
23. Heikki Kovalainen (FIN/ Lotus) – a 25 voltas do fim
24. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – a 26 voltas do fim


Classificação do Mundial de Pilotos após sete provas:

1º) Mark Webber - 93

2º) Jenson Button - 88
3º) Lewis Hamilton - 84
4º) Fernando Alonso - 79
5º) Sebastian Vettel - 78
6º) Felipe Massa - 67
7º) Robert Kubica - 67
8º) Nico Rosberg - 66
9º) Michael Schumacher - 34
10º) Adrian Sutil - 22
11º) Vitantonio Liuzzi - 10
12º) Rubens Barrichello - 7
13º) Vitaly Petrov - 6
14º) Jaime Alguersuari - 3
15º) Nico Hulkenberg – 1
16ª) Sebastien Buemi – 1
17ª) Kamui Kobayashi - 1

Nenhum comentário: