terça-feira, 20 de abril de 2010

FÓRMULA 1 ► Chuva garante diversão no GP da China

Eu, com certeza, nunca vi: houve carro fazendo até 6 pit-stops na etapa de Xangai da Fórmula 1, a última nas nossas madrugadas nesta temporada.

Assim, desde o início foi aquele negócio de põe pneu slick, tira pneu slick, coloca biscoito, intermediário, volta slick, agora esse, não, deve ser hora daquele... Diversão garantida em uma categoria que ameaça tornar-se uma “corrida de mocinhas”, tal o exagero do “não pode isso, não pode aquilo”. Querem acabar com a emoção da F1!

Imagine que qualquer disputa, qualquer toque, lá vem a advertência do narrador: “Os comissários vão colocar sob investigação.” Para com isso! Parece episódio de alguma das série C.S.I. Massa x Alonso na entrada dos boxes: nada! Vettel e Hamilton na saída do pit-stop: nada! Não houve nada nessas disputas, só pilotos disputando posição e ponto. Parece que ficaram tão desacostumados a isso na Fórmula 1 que começaram a achar estranho.

No fim de todo aquele “chove-não-molha-tá-molhando-agora”, Jenson Button e Nico Rosberg, que arriscaram com pneus lisos com a pista ainda molhada, saíram na frente. Apesar do melhor rendimento, Button só ultrapassou mesmo o filho de Keke no pit-stop. Com mais uma daquelas incríveis corridas dde recuperação que só o Galvão mesmo para tentar jogar para baixo, Lewis Hamilton acabou superando Nico e chegando em 2º.

Fernando Alonso também foi extremamente agressivo e fechou em 4º, com sua Ferrari quase engavetada na Mercedes de Rosberg. Massa não foi bem e seria bom dar uma recuperada já na próxima prova, em Barcelona (que, aliás, os especialistas já predizem uma chatice só, a não ser que chova...), pois tem sido sistematicamente mais lento que o espanhol.

Os carrinhos amarelinhos da Renault fizeram bonito. Kubica fez outra corrida em que quase ninguém o viu na pista. Faz sentido: o destaque era todo para rodadas, saídas de pista e disputas de posição. O polonês não teve muito com quem disputar e mais uma vez, mesmo sob as condições terríveis que a corrida apresentava, não cometeu erros, recebendo a bandeirada em 5º. Seu companheiro, o impetuoso estreante russo Vitaly Petrov, não teve essa preocupação: saiu da pista aqui, foi na grama ali, deu uma incrível rodada de 360º no entrada de uma reta, segurou o carro, deixou para trás Schumacher, Massa e Webber e somou seus primeiro pontos na categoria, chegando em 7º. Há esperanças de emoção na Fórmula 1! Vejam as diabruras do russo dentro e fora da pista aí:


No mais, Vettel, discretíssimo em 6º, e Webber, somando mais uma barbeiragenzinha para o currículo (não quer dizer que seja mau piloto, mas deu mole de novo) em 8º parecem mostrar que as RBR não estavam bem acertadas para a chuva. Bruno Senna conseguiu levar o seu Hispania até o fim, a apenas duas voltas do líder (parece pouca coisa, mas neste caso não é, não) e duas voltas à frente de seu companheiro, o indiano Karun Chandhok. Os engenheiros da Hispania devem ter ficado felizes da vida com o volume de dados que desta vez conseguiram reunir sobre o carro.

Rubinho fez mais uma corrida daquelas que eu esperava, na particular categoria autista na qual a Williams deve permanecer até acertar seus carros, o que pode levar a temporada inteira. Chegou em 11º. Seu companheiro, o alemão Nico Hulkenberg, foi o 15
º, uma volta atrás do brasileiro. Di Grassi só conseguiu completar 4 voltas e o rápido italiano Vitantonio Liuzzi deveria rasgar as páginas deste fim de semana de sua agenda: pagou o mico de ficar fora do Q2 no treino de classificação e não completou uma volta sequer na prova. Coisas que acontecem aos melhores pilotos, principalmente na chuva.

Link para o site oficial da Fórmula 1:
http://www.formula1.com/.

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