quinta-feira, 1 de julho de 2010

FÓRMULA 1 ► Corrida? Onde? GP da Europa em Valência mais parecia um trenzinho de parque de diversões

Corrida de Fórmula 1 durante Copa do Mundo de Futebol já é algo meio estranho de acompanhar. Uma corrida em um circuito de rua como o de Valência, onde foi realizado o Grande Prêmio da Europa, parece até sabotagem. Sempre fica a pergunta: quem inventa uma pista como essa, em que a chance de um carro ultrapassar outro é a mesma de um vagão de um trenzinho de parque de diversões ultrapassar o da frente?

Foi isso que aconteceu no domingo passado naquela cidade espanhola: um longo desfile de carrinhos coloridos em fila indiana. Bem se deu Sebastian Vettel ,que saiu na frente e lá ficou até o fim. Ruben Barrichello conseguiu seu melhor resultado na temporada, largando bem e ganhando posições também com a confusão causada pela entrada do safety car na pista após o acidente entre Mark Webber e Heikki Kovalainen na oitava volta.

Aliás, um acidente que felizmente podemos chamar apenas de espetacular, e não de trágico. Webber escapou bem dessa. As imagens são impressionantes:


Esse safety car deu muita confusão e gerou acusações de manobras indevidas de vários pilotos. Muitos foram penalizados em 5s no fim da corrida e Lewis Hamilton ainda teve que fazer uma parada de penalização. Fernando Alonso e a Ferrari, principalmente, choraram muito depois da prova. Para entender melhor o chororô vermelho, sugiro o post do Márcio Arruda sobre o assunto.

E para não dizer que absolutamente nada aconteceu em termos de emoção, registre-se o ótimo desempenho do japonês Kamui Kobayashi. Aproveitando-se da confusão, aboletou-se na quarta posição e ali ficou, retardando ao máximo a parada obrigatória para troca de pneus. Quando o fez, a 4 voltas do fim, estava em terceiro e voltou em nono. Andando bem com os pneus macios, incrivelmente conseguiu ultrapassar Fernando Alonso e Sebastien Buemi, chegando em sétimo. De corrida mesmo, de verdade, foi o que aconteceu em Valência. Como disse meu irmão, parece que a Sauber não avaliou bem suas possibilidades, pois se previsse desempenho tão bom após o pit stop, poderia ter parado algumas voltas antes e disputado, com chances, até o quarto lugar.


Colocação final do GP da Europa:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h40m29s571
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren), a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault), a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force Índia), 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 32s8
9. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 44s3
11. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 46s6
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 47s4
13. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 48s2
14. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia), 50s8
17. Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 56 voltas
18. Karun Chandhok (Karun Chandhok (IND/Hispania), 55 voltas
19. Timo Glock (ALE/Virgin), 55 voltas
20. Bruno Senna (BRA/HRT), 55 voltas
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 53 voltas

Não chegaram:

22. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 49 voltas
23. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 8 voltas
24. Mark Webber (AUS/Red Bull), 8 voltas


Classificação do Mundial de Pilotos após nove provas:

1º) Lewis Hamilton - 127
2º) Jenson Button - 121
3º) Sebastian Vettel - 115
4º) Mark Webber - 103
5º) Fernando Alonso - 98
6º) Robert Kubica - 83
7º) Nico Rosberg - 75
8º) Felipe Massa - 67
9º) Michael Schumacher - 34
10º) Adrian Sutil - 31
11º) Rubens Barrichello - 19
12º) Vitantonio Liuzzi - 12
13º) Sebastien Buemi – 7
14º) Kamui Kobayashi - 7
15º) Vitaly Petrov - 6
16ª) Jaime Alguersuari - 3
17ª) Nico Hulkenberg – 1

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