No gol, Neuer (Alemanha), extremamente regular. Na lateral direita, o espanhol Sérgio Ramos voou a Copa inteira. Algumas duplas de zaga brilharam e resolvi escolher assim, optando pelos alemães Friedrich e Mertesacker. A lateral esquerda não foi muito exatamente uma posição privilegiada na África do Sul. Estava gostando de Fernando Coentrão, mas Portugal jogou tão atrás contra Espanha que ele não pôde aparecer na hora do "vamos ver". Vou ficar então com o uruguaio Fucile, que jogou com extrema valentia e correção tática.
Meu esquema titular será o 4-5-1, para poder aproveitar o máximo de meio-campistas possível. Felizmente, o setor pensador do futebol foi o que apresentou os principais destaques do Mundial. Meus cinco titulares seriam Schweinsteiger (Alemanha), Xavi (Espanha), Iniesta (Espanha), Thomas Müller (Alemanha) e Sneijder (Holanda).
Meu atacante isolado, ao menos no papel, pois na prática teria a companhia dos talentosos meias vindos de trás, é Diego Forlán (Uruguai), eleito o melhor da Copa pela Fifa.
Então minha seleção da Copa do Mundo 2010 seria:
Neuer (Alemanha)
Sérgio Ramos (Espanha)
Mertesacker (Alemanha)
Friedrich (Alemanha)
Fucile (Uruguai)
Schweinsteiger (Alemanha)
Xavi (Espanha)
Iniesta (Espanha)
Thomas Muller (Alemanha)
Sneijder (Holanda)
Diego Forlán (Uruguai)
Meu craque da Copa: Thomas Muller (Alemanha)
Meu técnico: Vicente del Bosque (Espanha)
Minha revelação: Oezil (Alemanha)
Meu time reserva atuaria num 4-3-3, em homenagem à vice-campeã Holanda. No gol, Casillas, que salvou a pátria em momentos decisivos, apesar de algumas intervenções estranhas (como aquele gol que ia levando do campo adversário na final) e o beijo que aplicou na sua namorada durante entrevista após a conquista do título, colocando a moça numa tremenda saia justa. A lateral direita vai para o jovem veterano (tem apenas 26 anos) capitão alemão Philipp Lahm. Como estou optando por duplas para a zaga, faço uma escolha improvável: os japoneses Nakazawa e Túlio Tanaka, que pouco falharam e foram particularmente muito bem o jogo aéreo, mesmo contra seleções tradicionalmente fortes na bola alta. Na lateral esquerda, fico com o paraguaio Claudio Morel, melhor válvula de escape lateral do time, apesar de ter sido impedido de apoiar contra a Espanha.
Meu meio-campo fica com dois volantes talentosos, Xabi Alonso e a outra revelação alemã, Khedira, sendo completado pelo meia ofensivo Oezil.
Na frente, três atacantes. Mais enfiado, o ganês Asamoah Gyan, vítima daquele dramático momento nas quartas de final contra o Uruguai, mas que foi bem a competição inteira. Movimentando-se mais e voltando um pouco para buscar jogo quando necessário, o arisco e habilidoso uruguaio Luís Suárez e o artilheiro campeão David Villa, caindo pela esquerda como tanto fez e como tanto se deu bem.
Então seria esta minha seleção B do primeiro Mundial realizado em solo africano:
Casillas (Espanha)
Philipp Lahm (Alemanha)
Nakazawa (Japão)
Túlio Tanaka (Japão)
Claudio Morel (Paraguai)
Xabi Alonso (Espanha)
Khedira (Alemanha)
Oezil (Alemanha)
Luís Suárez (Uruguai)
Asamoah Gyan (Gana)
David Villa (Espanha)
Blog que o jornalista David Telio Duarte utiliza como registro de memórias sobre assuntos de seu interesse, como esporte, política, cinema, escolas de samba ou qualquer coisa que lhe venha à cabeça.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
COPA DO MUNDO 2010 ► Meus outros sete melhores momentos: 64 jogos depois, para sempre na memória
Ainda durante a Copa do Mundo, fiz um post com meus três melhores momentos da primeira fase da competição (tem ele aqui). Agora, uma semana após a conquista espanhola, vou completar uma lista com "os meus 10 mais" com outros sete momentos. Desta vez, em ordem cronológica.
7 - O copioso choro do atacante Jong Tae-Se durante a execução do hino da Coreia do Norte antes do jogo contra o Brasil
Filho de pais sul-coreanos, Jong Tae-Se nasceu no Japão, mas sempre estudou em escolas ligadas ao regime comunista da Coreia do Norte e decidiu naturalizar-se por opção ideológica. Ele muito insistiu para que fosse convocado e não resistiu à emoção ao ouvir o hino do país que escolheu como pátria. Algo que emocionou a todos, especialmente nestes tempos em que a Copa do Mundo parece apenas só mais uma obrigação para estrelas do mundo todo que faturam milhões com o futebol.
6 - O desespero de Asamoah Gyan após a eliminação de Gana nas quartas de final contra o Uruguai
Todo mundo que acompanhou a Copa com certeza ainda está com esse jogo na cabeça. No último minuto do segundo tempo da prorrogação, o atacante uruguaio Luís Suárez evitou com as mãos, em cima da linha, aquele que seria o gol da classificação da seleção africana e da eliminação de seu país. Suárez foi expulso e deixou o campo aos prantos. Gyan, artilheiro e melhor jogador ganês, inclusive naquela noite, quando foi um verdadeiro guerreiro, cobrou no travessão. Na disputa de pênaltis, o Uruguai converteu a primeira cobrança. Em seguida, Gyan pegou a bola, caminhou para a marca de cal e chutou para igualar a série, com uma personalidade poucas vezes vista. Mas não deu para Gana, o Uruguai venceu e, após Loco Abreu converter o gol da classificação com aquela incrível cavadinha, Asamoah Gyan simplesmente quase sofreu um colapso nervoso, mal se aguentando de pé, completamente inconsolável. Definitivamente, para ele defender seu país numa Copa do mundo não era uma mera obrigação profissional.
5 - As históricas goleadas da Alemanha sobre Inglaterra e Argentina
O melhor futebol de toda a Copa da África do Sul apareceu pelos pés germânicos em duas já antológicas goleadas sobre Inglaterra e Argentina, pelos inapeláveis placares de 4 x 1 e 4 x 0, respectivamente. Não bastasse o fato de Inglaterra e Argentina serem duas das potências atuais da bola e duas das candidatas ao título, são ambos os países provavelmente os maiores rivais alemães no futebol, talvez só comparados aos holandeses. Foram atuações de encher os olhos de um meio-campo formado por Khedira, Schweinsteiger, Muller e Oezil, muito bem acompanhado por um mais aberto e avançado Podolski e pelo artilheiro Klose. Para se ter ideia do feito, nunca uma seleção goleou duas rivais numa mesma Copa do mundo, em sequência, no espaço de uma semana. Sensacional.
4 - O futebol bola-no-pé da campeã Espanha
Não embarco no entusiasmo exagerado em relação à campeã Espanha. Acho que falta, efetivamente, um bom centroavante para que possa ser comparada às maiores campeãs mundiais ou mesmo a equipes que não venceram, mas jogaram futebol que marcaram, como a Hungria de 54, a Alemanha de 74 ou o Brasil de 82. Talvez Fernando torres, se estivesse bem ou em forma ou se jogasse o que se supõe que ele joga (a Copa serviu também para colocar na berlinda todos esses craques mercadológicos, mas isso é outra história...). Mas evidentemente que todo mundo que é apaixonado por futebol deve mesmo jogar as mãos aos céus por ter como campeã mundial uma equipe que valoriza a posse de bola, o toque e a habilidade, sem espaço para botinudos brucutus em sua meia-cancha. O título espanhol fará um grande bem aos próximos anos do esporte. Assim como o vice da Holanda, que, se foi mal na final, é um país que insiste, veja só, em pleno século 21, em jogar sempre com três atacantes, sendo dois abertos pelas extremas! Ou seja: como verdadeiros pontas, uma posição cujo fim foi vaticinado especialmente nos anos negros do futebol, aqueles malfadados anos 90.
3 - A torcida africana e suas vuvuzelas
Tem quem não goste, mas faço parte do time que gostou - e muito - das vuvuzelas. Tenho a minha e venci o desafio de aprender a tocar. Não, não basta apenas soprar, rola uma técnica... Acho que a itinerância da Copa do Mundo e de outros megaeventos eventos esportivos tem sua principal relevância no apresentar a todo o mundo não só uma capacidade exemplar de realização do evento (como única, exclusiva e estupidamente entendem a Fifa e o COI), mas os hábitos de seu povo, as características de seus torcedores, mostrar como pulsam seus estádios e demais palcos esportivos. E os estádios africanos pulsam ao ritmo das vuvuzelas e do canto e da dança de seus torcedores - para desgosto da Fifa, que sonha com um público de ópera em palco de TV, sentado e apenas manifestando-se de acordo com as orientações do placar eletrônico; FAZER SILÊNCIO, APLAUDIR, MANIFESTAR ESPANTO... Como, aliás, também defende o preconceituoso técnico campeão mundial pela Argentina em 1978, quando trabalhou a serviço do regime militar que desgovernava o país na época, Cesar Luís Menotti, que teve a cara de pau de dizer que a Fifa só deveria promover a Copa do Mundo em países onde o torcedor entendesse de futebol e não ficasse fazendo barulho infernal durante as partidas. Dá para acreditar nisso?
2 - As imagens da TV geradora do evento
Jamais, em tempo algum, viu-se no futebol uma qualidade de transmissão como a vista na África do Sul. Mesmo os jogos mais chatos eram visualmente irresistíveis com aquele show que as câmeras nos proporcionaram. E olha que o blogueiro aqui não tem TV full HD, LCD , plasma, 3D ou afins.
1 - A Copa do Mundo da África do Sul como um todo
Eu há muito tempo tenho a opinião de que eventos esportivos globais devem fugir de grandes e tradicionais centros urbanos, muitas vezes envoltos em tensões de diversos tipos, e ir à busca de regiões mais periféricas, digamos assim. Copa na Alemanha? Olimpíada na Grécia? Uma chatice, sem sal algum. Tá, vá lá que a Grécia tem um valor olímpico histórico, mas que só justificaria uma nova competição lá em 1996, centenário dos Jogos, mas esse ano foi, após uma eleição fraudulenta, para Atlanta, que realizou provavelmente a pior Olimpíada das era moderna, com direito a caos no transporte, atentado a bomba e tudo. Fora isso... A gente, ou melhor, eu fico daqui preocupado o tempo todo com a possibilidade de atentados terroristas ou quaisquer manifestações sociais e/ou políticas que possam gerar violência. Quando se parte para áreas mais distantes do grande fluxo de transporte global ou de mais difícil acesso, mais fácil se torna controlar o ir e vir do público e organizar a segurança do evento. Assim foi na Coreia do Sul e no Japão em 2002, do mesmo modo que em Sydney em 2000. A África do Sul acabou sendo assim também, felizmente. Um povo tremendamente receptivo e um ambiente mais leve para todos. Foi tão light a coisa que muitos jornalistas espantaram-se como havia um aparente relaxamento em algumas ocasiões. Claro, assim como o Brasil, o país tem problemas sociais que geram violência e há áreas perigosas, onde você pode ser vítima de furtos ou roubos sem surpresa alguma. Mas são problemas internos e controláveis com uma ação mais eficaz da segurança, que, se feita de modo apropriado, ainda pode deixar um legado positivo no pós-Copa. Esportivamente, ainda na primeira fase ouvi muita gente dizer que a Copa era fraca, muito ruim, uma das piores da História etc. Aos poucos as opiniões foram mudando, o que reforça o exagero daquelas primeiras impressões. Até, porque quem as fez não acompanhou, com certeza, aquele atentado ao futebol que foi a Copa de 1990 na Itália, por exemplo. No frigir dos ovos, mesmo 1986, 1998, 2002 e 2006 perdem na comparação com o primeiro Mundial africano, que, ao meu ver, fica ali pau a pau com o de 1994 nos EUA, perdendo para todos os anteriores, sem demérito algum. Desde que a Fifa começou a inchar a competição, em 1982, passando de 16 para 24 seleções e depois para as atuais 32, o nível técnico, obviamente, só tenderia a cair mesmo. Mas este ano houve a Alemanha, a Espanha, mesmo a Holanda também jogava com a bola no pé, houve a emoção norte-americana, o inesquecível Gana x Uruguai, a surreal épica campanha invicta dos neozelandeses, as vuvuzelas... Muita coisa para lembrar.
7 - O copioso choro do atacante Jong Tae-Se durante a execução do hino da Coreia do Norte antes do jogo contra o Brasil
Filho de pais sul-coreanos, Jong Tae-Se nasceu no Japão, mas sempre estudou em escolas ligadas ao regime comunista da Coreia do Norte e decidiu naturalizar-se por opção ideológica. Ele muito insistiu para que fosse convocado e não resistiu à emoção ao ouvir o hino do país que escolheu como pátria. Algo que emocionou a todos, especialmente nestes tempos em que a Copa do Mundo parece apenas só mais uma obrigação para estrelas do mundo todo que faturam milhões com o futebol.
6 - O desespero de Asamoah Gyan após a eliminação de Gana nas quartas de final contra o Uruguai
Todo mundo que acompanhou a Copa com certeza ainda está com esse jogo na cabeça. No último minuto do segundo tempo da prorrogação, o atacante uruguaio Luís Suárez evitou com as mãos, em cima da linha, aquele que seria o gol da classificação da seleção africana e da eliminação de seu país. Suárez foi expulso e deixou o campo aos prantos. Gyan, artilheiro e melhor jogador ganês, inclusive naquela noite, quando foi um verdadeiro guerreiro, cobrou no travessão. Na disputa de pênaltis, o Uruguai converteu a primeira cobrança. Em seguida, Gyan pegou a bola, caminhou para a marca de cal e chutou para igualar a série, com uma personalidade poucas vezes vista. Mas não deu para Gana, o Uruguai venceu e, após Loco Abreu converter o gol da classificação com aquela incrível cavadinha, Asamoah Gyan simplesmente quase sofreu um colapso nervoso, mal se aguentando de pé, completamente inconsolável. Definitivamente, para ele defender seu país numa Copa do mundo não era uma mera obrigação profissional.
5 - As históricas goleadas da Alemanha sobre Inglaterra e Argentina
O melhor futebol de toda a Copa da África do Sul apareceu pelos pés germânicos em duas já antológicas goleadas sobre Inglaterra e Argentina, pelos inapeláveis placares de 4 x 1 e 4 x 0, respectivamente. Não bastasse o fato de Inglaterra e Argentina serem duas das potências atuais da bola e duas das candidatas ao título, são ambos os países provavelmente os maiores rivais alemães no futebol, talvez só comparados aos holandeses. Foram atuações de encher os olhos de um meio-campo formado por Khedira, Schweinsteiger, Muller e Oezil, muito bem acompanhado por um mais aberto e avançado Podolski e pelo artilheiro Klose. Para se ter ideia do feito, nunca uma seleção goleou duas rivais numa mesma Copa do mundo, em sequência, no espaço de uma semana. Sensacional.
4 - O futebol bola-no-pé da campeã Espanha
Não embarco no entusiasmo exagerado em relação à campeã Espanha. Acho que falta, efetivamente, um bom centroavante para que possa ser comparada às maiores campeãs mundiais ou mesmo a equipes que não venceram, mas jogaram futebol que marcaram, como a Hungria de 54, a Alemanha de 74 ou o Brasil de 82. Talvez Fernando torres, se estivesse bem ou em forma ou se jogasse o que se supõe que ele joga (a Copa serviu também para colocar na berlinda todos esses craques mercadológicos, mas isso é outra história...). Mas evidentemente que todo mundo que é apaixonado por futebol deve mesmo jogar as mãos aos céus por ter como campeã mundial uma equipe que valoriza a posse de bola, o toque e a habilidade, sem espaço para botinudos brucutus em sua meia-cancha. O título espanhol fará um grande bem aos próximos anos do esporte. Assim como o vice da Holanda, que, se foi mal na final, é um país que insiste, veja só, em pleno século 21, em jogar sempre com três atacantes, sendo dois abertos pelas extremas! Ou seja: como verdadeiros pontas, uma posição cujo fim foi vaticinado especialmente nos anos negros do futebol, aqueles malfadados anos 90.
3 - A torcida africana e suas vuvuzelas
Tem quem não goste, mas faço parte do time que gostou - e muito - das vuvuzelas. Tenho a minha e venci o desafio de aprender a tocar. Não, não basta apenas soprar, rola uma técnica... Acho que a itinerância da Copa do Mundo e de outros megaeventos eventos esportivos tem sua principal relevância no apresentar a todo o mundo não só uma capacidade exemplar de realização do evento (como única, exclusiva e estupidamente entendem a Fifa e o COI), mas os hábitos de seu povo, as características de seus torcedores, mostrar como pulsam seus estádios e demais palcos esportivos. E os estádios africanos pulsam ao ritmo das vuvuzelas e do canto e da dança de seus torcedores - para desgosto da Fifa, que sonha com um público de ópera em palco de TV, sentado e apenas manifestando-se de acordo com as orientações do placar eletrônico; FAZER SILÊNCIO, APLAUDIR, MANIFESTAR ESPANTO... Como, aliás, também defende o preconceituoso técnico campeão mundial pela Argentina em 1978, quando trabalhou a serviço do regime militar que desgovernava o país na época, Cesar Luís Menotti, que teve a cara de pau de dizer que a Fifa só deveria promover a Copa do Mundo em países onde o torcedor entendesse de futebol e não ficasse fazendo barulho infernal durante as partidas. Dá para acreditar nisso?
2 - As imagens da TV geradora do evento
Jamais, em tempo algum, viu-se no futebol uma qualidade de transmissão como a vista na África do Sul. Mesmo os jogos mais chatos eram visualmente irresistíveis com aquele show que as câmeras nos proporcionaram. E olha que o blogueiro aqui não tem TV full HD, LCD , plasma, 3D ou afins.
1 - A Copa do Mundo da África do Sul como um todo
Eu há muito tempo tenho a opinião de que eventos esportivos globais devem fugir de grandes e tradicionais centros urbanos, muitas vezes envoltos em tensões de diversos tipos, e ir à busca de regiões mais periféricas, digamos assim. Copa na Alemanha? Olimpíada na Grécia? Uma chatice, sem sal algum. Tá, vá lá que a Grécia tem um valor olímpico histórico, mas que só justificaria uma nova competição lá em 1996, centenário dos Jogos, mas esse ano foi, após uma eleição fraudulenta, para Atlanta, que realizou provavelmente a pior Olimpíada das era moderna, com direito a caos no transporte, atentado a bomba e tudo. Fora isso... A gente, ou melhor, eu fico daqui preocupado o tempo todo com a possibilidade de atentados terroristas ou quaisquer manifestações sociais e/ou políticas que possam gerar violência. Quando se parte para áreas mais distantes do grande fluxo de transporte global ou de mais difícil acesso, mais fácil se torna controlar o ir e vir do público e organizar a segurança do evento. Assim foi na Coreia do Sul e no Japão em 2002, do mesmo modo que em Sydney em 2000. A África do Sul acabou sendo assim também, felizmente. Um povo tremendamente receptivo e um ambiente mais leve para todos. Foi tão light a coisa que muitos jornalistas espantaram-se como havia um aparente relaxamento em algumas ocasiões. Claro, assim como o Brasil, o país tem problemas sociais que geram violência e há áreas perigosas, onde você pode ser vítima de furtos ou roubos sem surpresa alguma. Mas são problemas internos e controláveis com uma ação mais eficaz da segurança, que, se feita de modo apropriado, ainda pode deixar um legado positivo no pós-Copa. Esportivamente, ainda na primeira fase ouvi muita gente dizer que a Copa era fraca, muito ruim, uma das piores da História etc. Aos poucos as opiniões foram mudando, o que reforça o exagero daquelas primeiras impressões. Até, porque quem as fez não acompanhou, com certeza, aquele atentado ao futebol que foi a Copa de 1990 na Itália, por exemplo. No frigir dos ovos, mesmo 1986, 1998, 2002 e 2006 perdem na comparação com o primeiro Mundial africano, que, ao meu ver, fica ali pau a pau com o de 1994 nos EUA, perdendo para todos os anteriores, sem demérito algum. Desde que a Fifa começou a inchar a competição, em 1982, passando de 16 para 24 seleções e depois para as atuais 32, o nível técnico, obviamente, só tenderia a cair mesmo. Mas este ano houve a Alemanha, a Espanha, mesmo a Holanda também jogava com a bola no pé, houve a emoção norte-americana, o inesquecível Gana x Uruguai, a surreal épica campanha invicta dos neozelandeses, as vuvuzelas... Muita coisa para lembrar.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
CINEMA ► "Apenas Uma Vez" - Um pequeno drama musical delicado, econômico e irresistível
O blogueiro tentou encaixar um "bom, bonito e barato" no título do post, mas não faria justiça ao que é o filme. Então troquei bonito por curto e inverti a ordem de modo que mais se adequasse ao que realmente achei de "Apenas Uma Vez". Ficou "Curto, barato e bom, muito bom". Não gostei. Acabei com o título aí de cima. Não achei muito inspirado, não era bem isso que eu queria, me fugiram as palavras, mas ao menos me pareceu fiel ao que quero escrever.
O lance aqui é registrar a ótima surpresa que foi zapear com o controle remoto e encontrar esse pequeno grande filme à disposição, ali, bem na hora em que eu procurava alguma coisa legal para assistir. Caí no Cinemax, onde se consegue encontrar filmes de fora da em geral medíocre produção hollywoodiana.
"Apenas Uma Vez" retrata o casual encontro entre um compositor que toca nas ruas de Dublin nas horas de vagas de seu trabalho na loja de conserto de aspiradores de pó do pai viúvo e uma imigrante tcheca, pianista, que faz o que pode para sustentar a filha e a mãe: vende flores nas ruas, faz faxina em residências etc.
O clima irlandês ajuda - e muito. Não é uma realidade maquiada. Passa a ideia que costumo ter de um povo operário, que precisa lutar muito para conseguir as coisas. Definitivamente, nada a ver com o glamour de regiões europeias mais abastadas. A fotografia, sem estúdio, toda em locações, talvez até pela rudeza da realidade, é muito bem adequada. A interpretação dos protagonistas, o cantor e compositor irlandês Glen Hansard (vocalista e guitarrista da banda The Frames) e a jovem compositora e multi-instrumentista tcheca Markéta Irglová, é outro ponto alto. Por não serem atores de formação, passam - a mim, ao menos, passaram - uma credibilidade aos personagens que facilmente poderia ser perdida por profissionais que tendem a superatuar em papéis que pedem o oposto: discrição e comedimento para que o personagem sobressaia. Hansard e Irglová atuam no tom certo. E a química entre os dois é excelente. O roteiro é comedido, sensato, não há exageros (há algumas tentações que o diretor John Carney consegue evitar). A direção é discreta e o uso da câmera movendo-se como em documentários (aquelas imagens em que a câmera move-se daqui para ali, engatando com um zoom dando close em alguém) gera maior identificação e empatia com a história. Fica parecendo mais real.
Aí você pega os ingredientes acima, bate no liquidificador e tempera com uma grande dose de música de alta qualidade e pronto: temos um filme envolvente, que chamei de pequeno grande filme porque tem apenas uma hora e meia, custou módicos 150 mil dólares para ser feito e é muito bom. Prova de que não é preciso gastar dezenas de milhões de dólares e três horas de material editado para exibir algo que preste no cinema - muito pelo contrário: normalmente, muito dinheiro e longa duração costumam ser maquiagem para cobrir falta de roteiro, de história, de interpretação... de tudo. Com sua quase média metragem, "Apenas Uma Vez" acaba deixando aquele gostinho de "quero mais", de "já acabou?", algo que o carnavalesco Fernando Pamplona sacou nos seus tempos de Salgueiro e implantou nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos 1960.
Pequena digressão carnavalesca: até Pamplona, as escolas passavam, passavam, passavam... E quanto mais tempo na pista, melhor, porque isso até servia para prejudicar a escola seguinte. Pamplona impôs no Salgueiro um desfile mais rápido, quase no ritmo de um bloco de embalo, passando rápido pela avenida para deixar saudade, o tal gostinho de "quero mais", em oposição a um eventual "ainda não acabou?". Ou talvez como diz o trecho de um poema de Ferreira Gullar: "E a escola passa e me leva e me deixa. / E dá vontade de chorar: / chorar porque passou linda / e chorar porque já passou."
Voltando ao cinema, a trilha sonora é irresistível. As cenas musicais são de extremo bom gosto e atraentes. O entrosamento de Hansard e Irglová também aqui é ótimo. Depois de ver o filme, a primeira vontade que tive foi de sair atrás do CD.
Uma curiosidade: eu tinha certeza que a cara do Glen Hansard não me era estranha. A cara e alguns trejeitos lembravam um pouco o Bryan Adams, mas não era isso. Uma pesquisa básica no Google ajudou: Glen Hansard é o cabeludo guitarrista Outspan Foster, recrutado por Alan Parker para o elenco musical quase amador do excelente "The Commitments - Loucos pela Fama". Como são as coisas: sábado passado, estava num shopping com minha esposa quando insisti para passarmos nas lojas de DVDs porque estava com desejo de comprar o filme... "The Commitments"! Do nada me deu essa vontade. Eu disse bem assim: "Estou com desejo de comprar o DVD de "The Commitments."
Não achei o DVD de "The Commitments" (acabei comprando o clássico eterno e sempre ótimo "Cantando na Chuva"), mas acabei encontrando essa agradável surpresa, "Apenas Uma Vez", que saciou minha vontade de assistir a um filme musical de conteúdo e qualidade. Muito boa qualidade. Adoro quando isso acontece: achar um filme assim quase que por acaso. Faz valer a fortuna que a gente paga por uma assinatura de TV a cabo com todos os canais de cinema.
A propósito: recomendo também o CD com a trilha de "The Commitments". Felizmente, esse já tenho há muito tempo.
O lance aqui é registrar a ótima surpresa que foi zapear com o controle remoto e encontrar esse pequeno grande filme à disposição, ali, bem na hora em que eu procurava alguma coisa legal para assistir. Caí no Cinemax, onde se consegue encontrar filmes de fora da em geral medíocre produção hollywoodiana.
"Apenas Uma Vez" retrata o casual encontro entre um compositor que toca nas ruas de Dublin nas horas de vagas de seu trabalho na loja de conserto de aspiradores de pó do pai viúvo e uma imigrante tcheca, pianista, que faz o que pode para sustentar a filha e a mãe: vende flores nas ruas, faz faxina em residências etc.
O clima irlandês ajuda - e muito. Não é uma realidade maquiada. Passa a ideia que costumo ter de um povo operário, que precisa lutar muito para conseguir as coisas. Definitivamente, nada a ver com o glamour de regiões europeias mais abastadas. A fotografia, sem estúdio, toda em locações, talvez até pela rudeza da realidade, é muito bem adequada. A interpretação dos protagonistas, o cantor e compositor irlandês Glen Hansard (vocalista e guitarrista da banda The Frames) e a jovem compositora e multi-instrumentista tcheca Markéta Irglová, é outro ponto alto. Por não serem atores de formação, passam - a mim, ao menos, passaram - uma credibilidade aos personagens que facilmente poderia ser perdida por profissionais que tendem a superatuar em papéis que pedem o oposto: discrição e comedimento para que o personagem sobressaia. Hansard e Irglová atuam no tom certo. E a química entre os dois é excelente. O roteiro é comedido, sensato, não há exageros (há algumas tentações que o diretor John Carney consegue evitar). A direção é discreta e o uso da câmera movendo-se como em documentários (aquelas imagens em que a câmera move-se daqui para ali, engatando com um zoom dando close em alguém) gera maior identificação e empatia com a história. Fica parecendo mais real.
Aí você pega os ingredientes acima, bate no liquidificador e tempera com uma grande dose de música de alta qualidade e pronto: temos um filme envolvente, que chamei de pequeno grande filme porque tem apenas uma hora e meia, custou módicos 150 mil dólares para ser feito e é muito bom. Prova de que não é preciso gastar dezenas de milhões de dólares e três horas de material editado para exibir algo que preste no cinema - muito pelo contrário: normalmente, muito dinheiro e longa duração costumam ser maquiagem para cobrir falta de roteiro, de história, de interpretação... de tudo. Com sua quase média metragem, "Apenas Uma Vez" acaba deixando aquele gostinho de "quero mais", de "já acabou?", algo que o carnavalesco Fernando Pamplona sacou nos seus tempos de Salgueiro e implantou nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos 1960.
Pequena digressão carnavalesca: até Pamplona, as escolas passavam, passavam, passavam... E quanto mais tempo na pista, melhor, porque isso até servia para prejudicar a escola seguinte. Pamplona impôs no Salgueiro um desfile mais rápido, quase no ritmo de um bloco de embalo, passando rápido pela avenida para deixar saudade, o tal gostinho de "quero mais", em oposição a um eventual "ainda não acabou?". Ou talvez como diz o trecho de um poema de Ferreira Gullar: "E a escola passa e me leva e me deixa. / E dá vontade de chorar: / chorar porque passou linda / e chorar porque já passou."
Voltando ao cinema, a trilha sonora é irresistível. As cenas musicais são de extremo bom gosto e atraentes. O entrosamento de Hansard e Irglová também aqui é ótimo. Depois de ver o filme, a primeira vontade que tive foi de sair atrás do CD.
Uma curiosidade: eu tinha certeza que a cara do Glen Hansard não me era estranha. A cara e alguns trejeitos lembravam um pouco o Bryan Adams, mas não era isso. Uma pesquisa básica no Google ajudou: Glen Hansard é o cabeludo guitarrista Outspan Foster, recrutado por Alan Parker para o elenco musical quase amador do excelente "The Commitments - Loucos pela Fama". Como são as coisas: sábado passado, estava num shopping com minha esposa quando insisti para passarmos nas lojas de DVDs porque estava com desejo de comprar o filme... "The Commitments"! Do nada me deu essa vontade. Eu disse bem assim: "Estou com desejo de comprar o DVD de "The Commitments."
Não achei o DVD de "The Commitments" (acabei comprando o clássico eterno e sempre ótimo "Cantando na Chuva"), mas acabei encontrando essa agradável surpresa, "Apenas Uma Vez", que saciou minha vontade de assistir a um filme musical de conteúdo e qualidade. Muito boa qualidade. Adoro quando isso acontece: achar um filme assim quase que por acaso. Faz valer a fortuna que a gente paga por uma assinatura de TV a cabo com todos os canais de cinema.
A propósito: recomendo também o CD com a trilha de "The Commitments". Felizmente, esse já tenho há muito tempo.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
TELEVISÃO ► Socorro! Alguém nos salve das sinopses de filmes nos canais por assinatura!
De antemão, vai o aviso: este post contém aquilo que é chamado de spoiler, ou seja, revelações sobre o desenrolar ou final de filmes. E não é minha culpa.
A minha esposa já há muito é traumatizada. Eu mesmo não consigo evitar o espanto. Alguém precisa nos socorrer de certos canais de televisão por assinatura que parecem não saber que há uma grande diferença entre sinopse e resumo de um filme! Quem tem Net Digital ou Sky chega a - ou deveria - pensar duas vezes antes de acessar a sinopse de algum título.
Resumo é uma condensação em poucas palavras. Sinopse é uma descrição abreviada. Em relação a filmes, a sinopse diz do que se trata a história, enquanto o resumo conta a história.
Há canais que apresentam "sinopses" que simplesmente tornam desnecessário assistir ao filme, pois até o final já está revelado. Outras "sinopses" revelam clímax que o espectador só deveria descobrir lá no meio da trama, quando estivesse absorto por ela.
Veja os exemplos abaixo, lembrando mais uma vez que são sinopses-spoilers, estão disponíveis ao apertar de teclas do controle remoto.
A Namorada Perfeita (Telecine) - "O filme conta a história de um jovem rapaz que namora uma menina, mas resolve terminar com ela para encontrar a mulher perfeita; ele sai com várias só que, no final, acaba percebendo que a mulher da sua vida era a sua namorada."
- Então, tá, né? Economizei duas horas de filme em 15 segundos de leitura. O filme inteiro está resumido nessas poucas palavras acima - muito bem, resumido, por sinal. Não há qualquer dúvida sobre seu final.
Um Certo Olhar (Cinemax) - "Em viagem para encontrar a mãe de seu filho falecido, um homem aceita dar carona a uma jovem. Porém um acidente acaba matando-a, o que faz com que ele procure pela mãe dela."
- A sinopse mesmo seria algo assim: "Homem viajando sozinho dá carona a extrovertida jovem, sem saber que isso mudará o destino de ambos." Quando comecei a ver, acreditei que era uma sinopse (quanta ingenuidade...). Imaginei que a morte da garota seria logo na abertura e que o filme tratasse da alteração da jornada do motorista e seus conflitos internos, psicológicos, quanto a isso. Mas que nada... Primeiro que só depois da metade do filme é que começamos a saber o motivo da viagem, que vai aos poucos se revelando. Depois, a morte da garota não é logo no início e é um momento de grande impacto. Como pode ser revelada numa sinopse? O pior de tudo é que trata-se de um bom filme, com ótimas interpretações de Alan Rickman e Sigourney Weaver.
Rota Mortal: Não Olhe para Trás (Max Prime) - "Há um ano, Nicole e Jesse desapareceram na área de descanso numa antiga estrada, esquartejados pelo assassino da rota mortal. Três corajosos jovens decidem procurá-lo sem imaginar que o assassino está à espreita."
- Esta "sinopse" aqui é absurda. Claro que mereço, quem manda assistir a um filme desses? Na verdade, a história é de três pessoas (no caso, os "corajosos jovens") que saem em busca do casal de amigos desaparecido. Eles NÃO sabem o que aconteceu com os amigos e também NÃO sabem que há um assassino na estrada - até porque, se soubessem, avisariam a polícia, provavelmente, sei lá o que se passa na cabeça desses roteiristas....
O Primeiro Amor Nunca Acaba (A & E) - "Halley, uma adolescente desiludida com os fracassos amorosos, recusa-se a acreditar que o verdadeiro amor existe (sic). Até que, devido a um acidente, Macon entra na sua vida e ela descobre o grande amor."
- Da série "Então, tá, obrigado, agora que já li o filme, vou procurar algum para ver".
Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro (HBO) - "Três funcionárias do Tesouro Federal Americano, armam plano para roubar uma enorme quantidade de dinheiro, prestes a ser destruída."
- Esta aqui é daquelas que saem truncadas e que você chega até a perder o filme tentando entender - no caso, o que está prestes a ser destruída.
Os exemplos acima são aleatórios. Infelizmente, canais que assisto com frequência, como Cinemax, Max Prime e Telecine Light são vítimas do mesmo mal.
Enfim, cuidado quando acessar sinopses na sua TV por assinatura, para não ter a desagradável surpresa de ter o fim da história revelado antes mesmo do filme começar.
A minha esposa já há muito é traumatizada. Eu mesmo não consigo evitar o espanto. Alguém precisa nos socorrer de certos canais de televisão por assinatura que parecem não saber que há uma grande diferença entre sinopse e resumo de um filme! Quem tem Net Digital ou Sky chega a - ou deveria - pensar duas vezes antes de acessar a sinopse de algum título.
Resumo é uma condensação em poucas palavras. Sinopse é uma descrição abreviada. Em relação a filmes, a sinopse diz do que se trata a história, enquanto o resumo conta a história.
Há canais que apresentam "sinopses" que simplesmente tornam desnecessário assistir ao filme, pois até o final já está revelado. Outras "sinopses" revelam clímax que o espectador só deveria descobrir lá no meio da trama, quando estivesse absorto por ela.
Veja os exemplos abaixo, lembrando mais uma vez que são sinopses-spoilers, estão disponíveis ao apertar de teclas do controle remoto.
A Namorada Perfeita (Telecine) - "O filme conta a história de um jovem rapaz que namora uma menina, mas resolve terminar com ela para encontrar a mulher perfeita; ele sai com várias só que, no final, acaba percebendo que a mulher da sua vida era a sua namorada."
- Então, tá, né? Economizei duas horas de filme em 15 segundos de leitura. O filme inteiro está resumido nessas poucas palavras acima - muito bem, resumido, por sinal. Não há qualquer dúvida sobre seu final.
Um Certo Olhar (Cinemax) - "Em viagem para encontrar a mãe de seu filho falecido, um homem aceita dar carona a uma jovem. Porém um acidente acaba matando-a, o que faz com que ele procure pela mãe dela."
- A sinopse mesmo seria algo assim: "Homem viajando sozinho dá carona a extrovertida jovem, sem saber que isso mudará o destino de ambos." Quando comecei a ver, acreditei que era uma sinopse (quanta ingenuidade...). Imaginei que a morte da garota seria logo na abertura e que o filme tratasse da alteração da jornada do motorista e seus conflitos internos, psicológicos, quanto a isso. Mas que nada... Primeiro que só depois da metade do filme é que começamos a saber o motivo da viagem, que vai aos poucos se revelando. Depois, a morte da garota não é logo no início e é um momento de grande impacto. Como pode ser revelada numa sinopse? O pior de tudo é que trata-se de um bom filme, com ótimas interpretações de Alan Rickman e Sigourney Weaver.
Rota Mortal: Não Olhe para Trás (Max Prime) - "Há um ano, Nicole e Jesse desapareceram na área de descanso numa antiga estrada, esquartejados pelo assassino da rota mortal. Três corajosos jovens decidem procurá-lo sem imaginar que o assassino está à espreita."
- Esta "sinopse" aqui é absurda. Claro que mereço, quem manda assistir a um filme desses? Na verdade, a história é de três pessoas (no caso, os "corajosos jovens") que saem em busca do casal de amigos desaparecido. Eles NÃO sabem o que aconteceu com os amigos e também NÃO sabem que há um assassino na estrada - até porque, se soubessem, avisariam a polícia, provavelmente, sei lá o que se passa na cabeça desses roteiristas....
O Primeiro Amor Nunca Acaba (A & E) - "Halley, uma adolescente desiludida com os fracassos amorosos, recusa-se a acreditar que o verdadeiro amor existe (sic). Até que, devido a um acidente, Macon entra na sua vida e ela descobre o grande amor."
- Da série "Então, tá, obrigado, agora que já li o filme, vou procurar algum para ver".
Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro (HBO) - "Três funcionárias do Tesouro Federal Americano, armam plano para roubar uma enorme quantidade de dinheiro, prestes a ser destruída."
- Esta aqui é daquelas que saem truncadas e que você chega até a perder o filme tentando entender - no caso, o que está prestes a ser destruída.
Os exemplos acima são aleatórios. Infelizmente, canais que assisto com frequência, como Cinemax, Max Prime e Telecine Light são vítimas do mesmo mal.
Enfim, cuidado quando acessar sinopses na sua TV por assinatura, para não ter a desagradável surpresa de ter o fim da história revelado antes mesmo do filme começar.
terça-feira, 13 de julho de 2010
FÓRMULA 1 ► "Nada mau para um segundo piloto, hein?", disse o canguru para o touro
A frase com a qual intitulei o post saiu da boca de Mark Webber, vencedor do Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no tradicional circuito de Silverstone, logo após receber a bandeirada. O australiano ainda estava justamente inconformado com a decisão de sua equipe, a Red Bull (touro vermelho...), durante o treino classificatório, quando tirou a nova asa de seu carro para colocar no carro do companheiro de equipe Sebastian Vettel, que havia detonado a dele.
Ficou clara a predileção da Red Bull e a opção por Vettel como primeiro piloto, apesar de ambos disputarem as primeiras colocações na classificação do Mundial. Vettel é um piloto mais rápido, mas ainda muito bandalha, enquanto Webber, mesmo com uma barbeiragem aqui, outra lá mais adiante, é bem mais consistente. Na prova de domingo, novamente isso ficou provado. Vettel era pole, mas Webber largou na frente, os dois se tocaram e o australiano foi embora. Afobado para recuperar a posição, Vettel acabou saindo da pista na segunda curva, voltou, quase foi tocado outra vez, deu novo passeio na área de escape e acabou no boxe com um pneu furado e voltando atrás de todo mundo. Enquanto isso, Webber, que costuma ser muito seguro quando sai na frente, administrou o primeiro lugar e o assédio de Lewis Hamilton para vencer.
Quem fica muito feliz com essa falta de habilidade da Red Bull para administrar dois pilotos em condições de disputar o título é a McLaren. Com o segundo lugar de Hamilton e o quarto de Jenson Button (ótima corrida de recuperação), os dois lideram o campeonato, assim como a equipe está na frente na competição de construtores.
Nico Rosberg completou o pódio. O filho de Keke tem feito uma temporada muito consistente e poderia ter obtido melhores resultados se a Mercedes dedicasse a ele as atenções que dispensa a Michael Schumacher, que ainda segue pouco competitivo nesta sua volta à Fórmula 1. Um problema no motor impediu o bom polonês Robert Kubica de completar a prova e Rubens Barrichello fez outra prova muito boa. Rubinho está literalmente fazendo da Williams um carro de corrida. O japonês Kamui Kobayashi foi outro destaque, arriscando com acerto atrasar sua parada obrigatória para troca de pneus e terminando numa ótima sexta posição.
Já na Ferrari, Felipe Massa teve mais um mau desempenho. Classificou-se novamente atrás de Fernando Alonso no grid de largada, teve um pneu furado pela asa do carro de Hamilton na largada, voltou atrás, saiu duas ou três vezes da pista... Enfim, um fim de semana para esquecer. Mais um.
Fernando Alonso, por sua vez, foi vítima do incrível esforço da Federação Internacional de Automobilismo de fazer da Fórmula 1 uma competição menos emocionante que um duelo de xadrez. O que chega a ser uma ofensa ao xadrez, que tem em sua história desafios realmente de mexer com os nervos.
O que não deve acontecer na F1 sem que haja o imediato risco de uma investigação. O espanhol fazia uma boa corrida, quando dividiu uma chicana com Kubica, a quem tentava ultrapassar. Kubica obviamente fechou a porta. Alonso não teve alternativa a não ser cortar a chicana e acabou voltando na frente do polonês. Manobra de corrida de Fórmula 1. Não é isso que todos queremos? Bem, pelo menos eu e, garanto, todos os fãs do esporte. Mas não as autoridades... Logo veio na tela aquela cada vez mais patética informação de que a manobra estava "sob investigação". Depois de um sem número de voltas, decidiram mandar Alonso para os boxes, para uma parada de penalização.
Ridículo. Primeiro, Kubica havia sido o único prejudicado e já estava fora da prova. Parar Alonso apenas beneficiou a todos os outros pilotos e prejudicou o espanhol. Os comissários (acabei de ler na internet) se defendem dizendo que na hora do "incidente" se comunicaram com a Ferrari e pediram para avisar a Alonso para devolver a posição e que fizeram isso três vezes. Como a Ferrari não se mobilizou (a equipe achou tudo normal), veio a punição, aparentemente com atraso. Nessa altura, uma punição mais ridícula ainda. Como a manobra não envolveu ou influiu no desempenho de qualquer outro piloto, as autoridades deviam se preocupar em punir a Ferrari, se fosse o caso, com uma multa decente ou coisa que o valha, mas nunca o piloto.
Será que os atuais dirigentes da categoria ignoram mesmo a história da Fórmula 1? Como os mitos foram criados? Será que eles acham que foi através de estratégias mirabolantes para reabastecimento e troca de pneus? Ou teria sido pelo arrojo de pilotos que pisavam fundo e disputavam cada curva como se fosse um prato de comida? Fala sério...
Colocação final do GP da Inglaterra:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1h24m38s200
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s360
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 21s307
4. Jenson Button (ING/McLaren), a 21s986
5. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 31s456
6. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 32s171
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 36s734
8. Adrian Sutil (ALE/Force Índia), a 40s932
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 41s599
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia), a 42s459
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 47s627
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 59s374
14. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1m02s385
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1m07s489
16. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 51 voltas
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 51 voltas
18. Timo Glock (ALE/Virgin), 51 voltas
19. Karun Chandhok (IND/Hispania), 50 voltas
20. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) Bruno Senna (BRA/HRT), 50 voltas
Não chegaram:
21. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 44 voltas
22. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 29 voltas
23. Robert Kubica (POL/Renault), 19 voltas
24. Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 9 voltas
Classificação do Mundial de Pilotos após dez provas:
1º) Lewis Hamilton - 145
2º) Jenson Button - 133
3º) Sebastian Vettel - 121
4º) Mark Webber - 128
5º) Fernando Alonso - 98
6º) Nico Rosberg - 90
7º) Robert Kubica - 83
8º) Felipe Massa - 67
9º) Michael Schumacher - 36
10º) Adrian Sutil - 35
11º) Rubens Barrichello - 29
12º) Vitantonio Liuzzi - 12
13º) Sebastien Buemi – 7
14º) Kamui Kobayashi - 15
15º) Vitaly Petrov - 6
16ª) Jaime Alguersuari - 3
17ª) Nico Hulkenberg – 2
Classificação do Mundial de Construtores:
1º) McLaren -Mercedes - 278
2º) Red Bull -Renault - 249
3º) Ferrari - 165
4º) Mercedes - 126
5º) Renault - 89
6º) Force India-Mercedes - 47
7º) Williams -Cosworth - 31
8º) Sauber-Ferrari - 15
9º) STR-Ferrari - 10
10º) Lotus-Cosworth - 0
11º) VRT-Cosworth - 0
12º) Hispania-Cosworth - 0
Ficou clara a predileção da Red Bull e a opção por Vettel como primeiro piloto, apesar de ambos disputarem as primeiras colocações na classificação do Mundial. Vettel é um piloto mais rápido, mas ainda muito bandalha, enquanto Webber, mesmo com uma barbeiragem aqui, outra lá mais adiante, é bem mais consistente. Na prova de domingo, novamente isso ficou provado. Vettel era pole, mas Webber largou na frente, os dois se tocaram e o australiano foi embora. Afobado para recuperar a posição, Vettel acabou saindo da pista na segunda curva, voltou, quase foi tocado outra vez, deu novo passeio na área de escape e acabou no boxe com um pneu furado e voltando atrás de todo mundo. Enquanto isso, Webber, que costuma ser muito seguro quando sai na frente, administrou o primeiro lugar e o assédio de Lewis Hamilton para vencer.
Quem fica muito feliz com essa falta de habilidade da Red Bull para administrar dois pilotos em condições de disputar o título é a McLaren. Com o segundo lugar de Hamilton e o quarto de Jenson Button (ótima corrida de recuperação), os dois lideram o campeonato, assim como a equipe está na frente na competição de construtores.
Nico Rosberg completou o pódio. O filho de Keke tem feito uma temporada muito consistente e poderia ter obtido melhores resultados se a Mercedes dedicasse a ele as atenções que dispensa a Michael Schumacher, que ainda segue pouco competitivo nesta sua volta à Fórmula 1. Um problema no motor impediu o bom polonês Robert Kubica de completar a prova e Rubens Barrichello fez outra prova muito boa. Rubinho está literalmente fazendo da Williams um carro de corrida. O japonês Kamui Kobayashi foi outro destaque, arriscando com acerto atrasar sua parada obrigatória para troca de pneus e terminando numa ótima sexta posição.
Já na Ferrari, Felipe Massa teve mais um mau desempenho. Classificou-se novamente atrás de Fernando Alonso no grid de largada, teve um pneu furado pela asa do carro de Hamilton na largada, voltou atrás, saiu duas ou três vezes da pista... Enfim, um fim de semana para esquecer. Mais um.
Fernando Alonso, por sua vez, foi vítima do incrível esforço da Federação Internacional de Automobilismo de fazer da Fórmula 1 uma competição menos emocionante que um duelo de xadrez. O que chega a ser uma ofensa ao xadrez, que tem em sua história desafios realmente de mexer com os nervos.
O que não deve acontecer na F1 sem que haja o imediato risco de uma investigação. O espanhol fazia uma boa corrida, quando dividiu uma chicana com Kubica, a quem tentava ultrapassar. Kubica obviamente fechou a porta. Alonso não teve alternativa a não ser cortar a chicana e acabou voltando na frente do polonês. Manobra de corrida de Fórmula 1. Não é isso que todos queremos? Bem, pelo menos eu e, garanto, todos os fãs do esporte. Mas não as autoridades... Logo veio na tela aquela cada vez mais patética informação de que a manobra estava "sob investigação". Depois de um sem número de voltas, decidiram mandar Alonso para os boxes, para uma parada de penalização.
Ridículo. Primeiro, Kubica havia sido o único prejudicado e já estava fora da prova. Parar Alonso apenas beneficiou a todos os outros pilotos e prejudicou o espanhol. Os comissários (acabei de ler na internet) se defendem dizendo que na hora do "incidente" se comunicaram com a Ferrari e pediram para avisar a Alonso para devolver a posição e que fizeram isso três vezes. Como a Ferrari não se mobilizou (a equipe achou tudo normal), veio a punição, aparentemente com atraso. Nessa altura, uma punição mais ridícula ainda. Como a manobra não envolveu ou influiu no desempenho de qualquer outro piloto, as autoridades deviam se preocupar em punir a Ferrari, se fosse o caso, com uma multa decente ou coisa que o valha, mas nunca o piloto.
Será que os atuais dirigentes da categoria ignoram mesmo a história da Fórmula 1? Como os mitos foram criados? Será que eles acham que foi através de estratégias mirabolantes para reabastecimento e troca de pneus? Ou teria sido pelo arrojo de pilotos que pisavam fundo e disputavam cada curva como se fosse um prato de comida? Fala sério...
Colocação final do GP da Inglaterra:
1. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1h24m38s200
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1s360
3. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 21s307
4. Jenson Button (ING/McLaren), a 21s986
5. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 31s456
6. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 32s171
7. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 36s734
8. Adrian Sutil (ALE/Force Índia), a 40s932
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 41s599
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 42s012
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia), a 42s459
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 47s627
13. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 59s374
14. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1m02s385
15. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1m07s489
16. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 51 voltas
17. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 51 voltas
18. Timo Glock (ALE/Virgin), 51 voltas
19. Karun Chandhok (IND/Hispania), 50 voltas
20. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) Bruno Senna (BRA/HRT), 50 voltas
Não chegaram:
21. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 44 voltas
22. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 29 voltas
23. Robert Kubica (POL/Renault), 19 voltas
24. Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 9 voltas
Classificação do Mundial de Pilotos após dez provas:
1º) Lewis Hamilton - 145
2º) Jenson Button - 133
3º) Sebastian Vettel - 121
4º) Mark Webber - 128
5º) Fernando Alonso - 98
6º) Nico Rosberg - 90
7º) Robert Kubica - 83
8º) Felipe Massa - 67
9º) Michael Schumacher - 36
10º) Adrian Sutil - 35
11º) Rubens Barrichello - 29
12º) Vitantonio Liuzzi - 12
13º) Sebastien Buemi – 7
14º) Kamui Kobayashi - 15
15º) Vitaly Petrov - 6
16ª) Jaime Alguersuari - 3
17ª) Nico Hulkenberg – 2
Classificação do Mundial de Construtores:
1º) McLaren -Mercedes - 278
2º) Red Bull -Renault - 249
3º) Ferrari - 165
4º) Mercedes - 126
5º) Renault - 89
6º) Force India-Mercedes - 47
7º) Williams -Cosworth - 31
8º) Sauber-Ferrari - 15
9º) STR-Ferrari - 10
10º) Lotus-Cosworth - 0
11º) VRT-Cosworth - 0
12º) Hispania-Cosworth - 0
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